João Pessoa 31.13 nuvens dispersas Recife 30.02 nublado Natal 30.12 nublado Maceió 30.69 nublado Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 29.07 nublado São Luís 29.11 nublado Teresina 26.84 nublado Aracaju 28.97 nuvens dispersas
Programa Mães de Pernambuco oferece mais 8 mil vagas para mulheres receberem auxílio mensal de R$ 300
24 de dezembro de 2024 / 19:13
Foto: Vinicius Lins/Divulgação

Mais 8.520 vagas foram disponibilizadas pelo governo do estado para mulheres de baixa renda receberem o auxílio mensal de R$ 300 oferecido pelo programa Mães de Pernambuco. O prazo para se cadastrar nessa iniciativa, voltada para quem recebe o Bolsa Família, teve início na segunda-feira (23) e segue até o dia 19 de janeiro, pela internet.

De acordo com o governo estadual, desde o lançamento desse programa, em março, cerca de 106 mil mulheres foram beneficiadas.

As novas oportunidades incluem 1.642 vagas para as mulheres mais vulneráveis mapeadas pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e 6.878 vagas recém-abertas para quem aguarda na fila de espera.

As mulheres que se cadastrarem nesse novo ciclo de confirmação começarão a receber o benefício em fevereiro de 2025, sempre no 5º dia útil do mês, segundo a gestão.

Quem pode se cadastrar

Podem se inscrever no programa Mães de Pernambuco as mulheres que cumprem, simultaneamente, os seguintes critérios:

  • Ser responsável familiar;
  • Morar em Pernambuco;
  • Ser beneficiária do Bolsa Família com dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados;
  • Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de até 6 anos;
  • Não ter vínculo empregatício formal.

Como se inscrever

  • É preciso acessar o site e, em seguida, informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento;
  • O sistema, de forma automática, vai informar se a mulher está elegível e dentro das vagas. Em caso positivo, basta confirmar o interesse em participar do programa. Se não estiver dentro das vagas, a mulher será informada sobre sua posição na fila de espera;
  • Os cartões para recebimento do benefício serão entregues na casa das beneficiadas, mas, em caso de não recebimento, o valor também pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal, apresentando documento com foto;
  • Também é possível movimentar o valor por meio do aplicativo Caixa Tem;
  • Em caso de dificuldades, é possível entrar em contato com a Ouvidoria Social pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou através de uma ligação gratuita para o telefone 0800.081.4421, informando nome completo, CPF e NIS.