O Programa Siga Antenado realizado pela Anatel, disponibilizou uma nova fase de agendamento em 148 cidades do Maranhão. Serão oferecidos de maneira gratuita kits de antenas digitais para famílias que ainda possuem parabólicas tradicionais em suas residências.
As antigas parabólicas necessitam ser trocadas pelas novas digitais, pois o sinal de internet 5G utiliza a mesma faixa de frequência usada por tais antenas, possibilitando até mesmo interferências de sinal diretamente na TV. Logo, visando preparar a população para a implementação do sinal 5G e evitar a falta de acessibilidade, a Anatel vem atuando para que a substituição gradual das antenas tradicionais pelas digitais aconteça de fato em todo território nacional.
O Programa Siga Antenado tem como objetivo garantir a continuidade e a qualidade das transmissões de TV em todo o país, pois à medida que o 5G se expande pelo Brasil, as antigas antenas deixarão de funcionar com eficiência.
Como participar do Programa Siga Antenado
Para verificação direito ao kit gratuito, deve-se entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou acessar o site sigaantenado.com.br. A pessoa deve possuir de fácil acesso o CPF ou o NIS do responsável pela família beneficiada. Independentemente do número de televisores no imóvel, cada família possui direito somente a um kit.
Confira os critérios exigidos para as famílias participantes:
- Devem possuir inscrição no Cadastro Único
- Necessitam usar uma antena parabólica tradicional ainda em funcionamento
- ter uma renda familiar de até três salários-mínimos
Desligamento do antigo sistema
O sistema convencional parabólico será totalmente desligado em dezembro de 2024. Por essa razão, governos estaduais, municipais e emissoras de televisão estão realizando campanhas para realizar a substituição de todos os equipamentos até o final deste ano, afim de evitar a potencial desinformação causada pela falta de acesso a televisão.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 20 milhões de residências no Brasil ainda utilizam antenas parabólicas para assistirem televisão. No entanto, o Programa Siga Antenado alega especificamente no Maranhão que, existe uma baixa procura das famílias em relação ao benefício oferecido.