João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 30.12 nuvens dispersas Maceió 30.69 nuvens dispersas Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 30.07 nublado São Luís 31.11 nublado Teresina 28.84 nublado Aracaju 29.97 nuvens dispersas
Projeto Mama destaca a importância do uso seguro de medicamentos
17 de abril de 2025 / 17:21
Foto: Divulgação

A farmacêutica Gisele Amorim apresentou, em um encontro realizado na Santa Casa de Maceió, as principais terapias utilizadas no tratamento do câncer de mama, além de fornecer orientações valiosas para as pacientes. O evento, coordenado pelo Serviço de Psicologia da instituição, ocorreu no dia 31 de março, no Centro de Estudos Lourival de Melo Motta.

Durante a apresentação, Gisele destacou os efeitos adversos que podem surgir com os medicamentos, como náuseas, vômitos, diarreia, constipação, queda de cabelo, alterações na pele e redução da imunidade. Ela enfatizou a importância de garantir a segurança e eficácia do tratamento medicamentoso, ressaltando que cada etapa, desde a prescrição até o armazenamento, é rigorosamente monitorada.

Gisele também explicou a estrutura do setor farmacêutico e as atividades diárias, que incluem:

  • Análise de prescrições;
  • Intervenções com a equipe médica;
  • Manipulação de quimioterápicos;
  • Dispensação de medicamentos orais;
  • Orientações farmacêuticas.

Essas ações são fundamentais para o cuidado das pacientes oncológicas.

Durante o encontro, foram compartilhadas dicas e cuidados para minimizar os efeitos colaterais, proporcionando mais conforto e bem-estar durante o tratamento. As participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e fazer perguntas.

Além disso, Gisele reforçou a importância de um correto manuseio e armazenamento dos medicamentos em casa. Ela alertou sobre a necessidade de manter uma lista atualizada de medicamentos em uso contínuo, que deve ser apresentada em consultas e internações para evitar duplicidade de tratamentos ou interrupções de medicamentos essenciais.

O Projeto Mama – Mulheres Vencedoras, idealizado pelo Serviço de Psicologia e apoiado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, ocorre na última segunda-feira de cada mês. Este grupo psicoeducativo é voltado para mulheres em tratamento de câncer de mama ou que já passaram por essa experiência, sendo também aberto à comunidade.