
Um total de 300 projetos foram selecionados como finalistas na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia (Febrace), realizada no dia 28 de abril no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (USP). Dentre esses, seis projetos representaram o estado de Sergipe, destacando-se pela inovação e relevância social.
Entre os premiados, o projeto intitulado ‘Desenvolvendo esponjas biodegradáveis utilizando a fibra do coco: uma alternativa sustentável às esponjas de plástico’, desenvolvido por alunos do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, conquistou o terceiro lugar na categoria ‘Ciências Exatas e da Terra’. Os estudantes Caio Matheus Lobo Dias, Gabriel de Oliveira Santos e Jessy da Silva Santos foram orientados pelos professores Cristiane Campos Lemos Moreira (Química) e Everton Ricardo (Física).
Outro projeto que se destacou foi o ‘Palmlac’, apresentado pelas alunas Laura Fernanda e Maria Luiza dos Santos do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto. Orientadas pelas professoras Lark Soany e Marisa Gomes, elas conseguiram o quarto lugar na categoria ‘Ciências Sociais Aplicadas’ e ainda receberam uma Menção Honrosa do prêmio ‘Por um Mundo sem Lixo’, promovido pelo Movimento Circular. O projeto visa a integração da economia circular com a segurança alimentar, utilizando o soro de leite para a fabricação de bebidas lácteas nutritivas, com foco na subnutrição e na alimentação escolar.
Os estudantes Ana Clara Alves, Diógenes Felipe Rodrigues e Isabely Tavares, também do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto e do Centro Estadual de Educação Profissional Dom José B. de Castro, foram premiados com uma Menção Honrosa do Prêmio Destaque Fórum CNTs pelo projeto ‘Estudo da ação da curcumina derivada do açafrão-da-terra (Curcuma longa) para prevenção do câncer de pele em áreas de alta incidência solar’. A pesquisa explora o uso de um sabonete terapêutico à base de curcumina, visando regenerar células e tratar danos cutâneos causados pelos raios UV.
Além das instituições estaduais, o Colégio São Salvador, localizado em Umbaúba, também se destacou com o projeto ‘Utilização da manipueira como inseticida natural na dinâmica das formigas cortadeiras (Atta sexdens) e na produção do fungo Leucoagaricus gongylophorus’. Desenvolvido por Cauã Nascimento Oliveira e Ana Luísa Anjos Araújo, sob a orientação dos professores Makel Bruno Oliveira Santos e Alisson de Souza Cruz, o projeto conquistou o segundo lugar na categoria ‘Ciências Agrárias’ e garantiu uma vaga para participar da Genius Olympiad, nos Estados Unidos.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que acontece anualmente desde 2003, é uma importante plataforma que reúne alunos de todo o Brasil, proporcionando um espaço para a descoberta de novos talentos e a valorização de projetos criativos elaborados pelos jovens.