João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 30.02 nublado Natal 30.12 algumas nuvens Maceió 31.69 nuvens dispersas Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 29.07 nuvens dispersas São Luís 29.11 nublado Teresina 30.84 nublado Aracaju 29.97 algumas nuvens
Quatro cidades do Ceará mudaram de tamanho, segundo o IBGE
19 de dezembro de 2024 / 08:29
Foto: Malha Municipal Digital 2023/IBGE

Quatro cidades cearenses tiveram seus limites modificados entre 2022 e 2023, segundo uma nova edição de estudos territoriais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última terça-feira (17).

A Malha Municipal Digital 2023 representa a visão mais atualizada do IBGE no que se refere à abrangência espacial de cada um dos municípios brasileiros. O órgão explica haver um esforço, em conjunto com os governos estaduais, na consolidação da divisão político-administrativa de Estados e Municípios do Brasil. 

“Essa busca envolve o desenvolvimento de novas metodologias que utilizam tanto dos avanços tecnológicos, no que se refere ao mapeamento, quanto do melhor entendimento e representação da realidade social e político-administrativa brasileira”, garante.

No último ano, foram atualizados os limites em municípios em 11 Estados: Rondônia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, “a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial e/ou relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa”.

No Ceará, foram impactados os municípios vizinhos de:

  • Madalena e Itatira, no Sertão de Canindé
  • Ereré e Pereiro, no Vale do Jaguaribe

Conforme as estatísticas históricas das Áreas Territoriais, Ereré “perdeu” 13,873 km². A área foi incorporada ao município de Pereiro.

Questionado pela reportagem sobre as demais alterações, o IBGE relatou que a divisão territorial se trata de um assunto de competência do Estado, por meio de alterações de limites efetuadas pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Nos casos de Madalena e Itatira, as duas cidades são mencionadas na lei estadual Nº 18.559/2023, que alterou outra norma de 2019 e definiu uma nova redação, mais detalhada, sobre o limite entre elas.

O Instituto ressalta que se baseia em dados fornecidos por outros órgãos e que os mapas foram desenvolvidos para uso exclusivo “em atividades de coleta e tabulação estatísticas do IBGE, não devendo ser utilizado para outras finalidades”.