João Pessoa 23.13 algumas nuvens Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 22.12 algumas nuvens Maceió 21.69 névoa Salvador 25.98 algumas nuvens Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 algumas nuvens Teresina 25.84 céu limpo Aracaju 24.97 nuvens dispersas
Radiotelescópio da China é enviado ao Sertão da Paraíba para pesquisa sobre energia escura
11 de junho de 2025 / 18:14
Foto: Divulgação

O radiotelescópio BINGO, um projeto internacional de grande relevância científica, teve seu corpo principal enviado da China para o Brasil nesta terça-feira (10). A instalação do equipamento ocorrerá no município de Aguiar, localizado no Sertão da Paraíba, com previsão de conclusão em 2026. O objetivo do projeto é investigar sinais do universo, como a matéria escura, através da captação de ondas de rádio.

O equipamento partiu do Porto de Tianjin, na China, e deverá chegar ao Porto de Suape, em Pernambuco, após um transporte que deve durar cerca de dois meses. O local escolhido para a instalação do radiotelescópio é a Serra do Urubu, que foi selecionada devido ao seu baixo nível de interferência eletromagnética, uma área sem sinal de celular ou rotas aéreas próximas.

Componentes e montagem do radiotelescópio

As partes do radiotelescópio chegarão em contêineres e foram testadas e certificadas antes do embarque. Entre os componentes enviados estão:

  • Espelhos primário e secundário;
  • Torres das cornetas.

O engenheiro sênior Wu Yang, do 54º Instituto de Pesquisa da China Electronics Technology Group Corporation (CETC), destacou que o design do telescópio foi adaptado para facilitar a montagem no Brasil. “O telescópio possui uma estrutura dual com deslocamento, onde cada seção tem uma forma única. A instalação será realizada pela equipe brasileira, o que requer um processo de montagem simplificado”, explicou Wu Yang.

Para otimizar a produção e a instalação, foi utilizada uma combinação de painéis e estruturas em treliça.

Cerimônia de envio e progresso da construção

O envio da estrutura principal foi marcado por uma cerimônia oficial na cidade de Shijiazhuang, na China, com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Cláudio Furtado. Ele comentou sobre a importância do momento: “Após tanto planejamento e colaboração, ver essas estruturas prontas e a caminho da Paraíba é uma prova concreta de que o projeto está se concretizando”.

Na área de instalação do BINGO, a terraplenagem já foi concluída, e a casa de comando, assim como a usina solar, estão prontas. A fundação de concreto que sustentará as torres e refletores está em construção. Além disso, quinze cornetas-antenas, fabricadas em São Paulo, já foram entregues e estão armazenadas na Paraíba, aguardando a montagem final.

Funcionamento do radiotelescópio

O BINGO, que significa Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations, terá um tamanho equivalente a um campo de futebol e será capaz de captar ondas de rádio emitidas pelo hidrogênio neutro no espaço. Com essas informações, os cientistas poderão investigar fenômenos relacionados à expansão do universo e à enigmática energia escura, que compõe a maior parte do universo, mas ainda é pouco compreendida.

Diferente dos telescópios ópticos, o BINGO detecta sinais invisíveis ao olho humano e também terá a capacidade de monitorar satélites, meteoros e outros corpos celestes menores.

A construção do radiotelescópio conta com um investimento direto de R$ 20 milhões do Governo da Paraíba. O cronograma original previa que a operação tivesse início em 2021, mas o prazo foi adiado, com a nova expectativa de conclusão para 2026.