A Receita Federal apreendeu, na manhã desta segunda-feira (6), uma carga proveniente de Miami, com destino à Fortaleza, contendo 176 canetas do remédio Mounjaro, que estavam escondidas entre material de pesca.
De acordo com a Receita, a equipe da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal foi a responsável pela fiscalização e com a utilização da técnica de gestão de riscos, em encomendas que apresentam maior probabilidade de conterem itens irregulares, identificou a carga e ao abrir a mesma, constatou ter em seu conteúdo o medicamento utilizado para emagrecimento.
Ainda segundo o órgão, a carga de Mounjaro, avaliada em R$ 600 mil, foi entregue à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que conduzirá os procedimentos administrativos e posterior representação ao Ministério Público Federal, que realizará as investigações.
O Mounjaro é um emagrecedor à base de Tirzepatida utilizado no tratamento de diabetes. O produto é regulamentado pela Anvisa somente para importação por pessoas físicas mediante receita médica, sendo proibida sua importação por pessoas jurídicas e comercialização dentro do mercado brasileiro.