
Na noite da última terça-feira (15), a Receita Federal apreendeu uma carga de 249 canetas do medicamento Mounjaro no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, localizado na Imbiribeira, Zona Sul da cidade. A carga, avaliada em R$ 800 mil, é a segunda apreensão do tipo em menos de uma semana e pertence ao mesmo passageiro que teve sua mercadoria interceptada no sábado (13).
A apreensão mais recente ocorreu com uma bagagem que chegou ao Brasil desacompanhada, proveniente do Reino Unido. De acordo com a Receita Federal, o passageiro, cuja identidade não foi divulgada, já havia sido flagrado anteriormente com 389 canetas do mesmo medicamento, totalizando uma carga estimada em aproximadamente R$ 1 milhão.
Medicamento de uso controlado sem autorização para comercialização no Brasil
O passageiro foi liberado após a apreensão, mas poderá enfrentar um processo criminal e perder a mercadoria, que foi retida pela Receita Federal para fiscalização. A importação das canetas Mounjaro é permitida apenas para uso pessoal, desde que acompanhada de receita médica, não sendo autorizada sua comercialização no Brasil.
Esse medicamento, classificado como de uso controlado, possui regras rigorosas para importação. Para garantir a segurança e eficácia do produto, é imprescindível a apresentação de prescrição médica e o transporte em condições adequadas, como a refrigeração entre 2 e 8 °C.