João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Recife anuncia edital com 300 vagas para o programa CNH Social
9 de dezembro de 2025 / 13:03
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Recife iniciou a primeira etapa do Programa CNH Social Recife, que oferece habilitação gratuita para pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico. O edital inaugural foi publicado no Diário Oficial no último sábado (6) e disponibiliza 300 vagas para as categorias A, B e para mudança de categoria. Ao todo, o programa prevê liberar 3 mil vagas progressivamente nas fases seguintes.

Coordenada pelas secretarias de Assistência Social (SAS) e de Transformação Social, Ciência e Tecnologia (SECTI), a iniciativa visa ampliar o acesso ao emprego e reduzir desigualdades sociais ao custear integralmente o processo de habilitação. O benefício inclui taxas do Detran-PE, exames médicos e psicotécnicos, cursos teóricos e práticos, além de um reteste gratuito, se necessário.

Todos os aprovados receberão a carteirinha com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), o que facilita o acesso a vagas em transporte por aplicativo, entregas e outros serviços que exigem carteira profissional. O primeiro edital oferece 125 vagas para categoria A (motos), 125 para categoria B (carros) e 50 para mudança de categoria.

A prioridade das vagas é para moradores do Recife inscritos no CadÚnico, com critérios de pontuação para grupos mais vulneráveis, como pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, pais e mães atípicos, trabalhadores de aplicativo e desempregados. Vale destacar que 10% das vagas estão reservadas para pais e mães atípicos, visando apoiar famílias vinculadas a cuidados permanentes.

As inscrições estão abertas até 26 de dezembro e devem ser feitas exclusivamente pelo portal Conecta Recife, que permite enviar documentos e acompanhar todas as etapas do processo seletivo, assegurando transparência. Além da habilitação gratuita, os beneficiários terão acesso a cursos de informática e conteúdos educativos de trânsito, promovendo capacitação digital e fortalecendo habilidades para o mercado de trabalho.

O Programa CNH Social Recife prevê um total de 3 mil vagas e é focado na cidadania, empregabilidade e fortalecimento da renda, sendo totalmente gratuito para os aprovados inscritos no CadÚnico. A iniciativa representa uma importante estratégia de inclusão social e geração de novas oportunidades de trabalho para a população da capital pernambucana.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.