
A prefeitura do Recife lançou, na quarta-feira (16), um novo aplicativo intitulado Caderneta da Criança do Recife, que visa facilitar o acesso a informações sobre o desenvolvimento infantil. Este aplicativo reúne todas as funcionalidades da tradicional caderneta do Governo Federal, com o objetivo de integrar dados das diversas secretarias municipais da capital pernambucana.
Disponível na plataforma Conecta Recife, a ferramenta permite que pais e responsáveis de mais de 108 mil crianças com até 10 anos tenham acesso a informações cruciais sobre marcos do desenvolvimento infantil, como engatinhar, reflexos e os estímulos esperados em cada fase da vida da criança. Além disso, o aplicativo oferece pílulas de conhecimento que enriquecem a experiência dos usuários.
A aplicação não se limita apenas a informações sobre as crianças, mas também oferece suporte às gestantes e integra dados do CadÚnico, buscando promover uma abordagem intersetorial que une tecnologia e políticas públicas nas áreas de educação, saúde e assistência.
Embora o aplicativo tenha sido lançado com várias funcionalidades, a prefeitura do Recife informou que ainda não possui todas as propostas inicialmente idealizadas. A expectativa é que, em futuras atualizações, informações sobre saúde, vacinação, educação e assistência social sejam adicionadas à plataforma, embora ainda não haja uma data definida para essas implementações.
Desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação do Recife, o aplicativo contou com o apoio técnico do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), uma associação sem fins lucrativos que apoia a formulação de políticas públicas.
O prefeito João Campos (PSB) destacou que Recife se torna a primeira cidade do Brasil a integrar uma ferramenta que, dentro de uma estratégia nacional, reúne dados de educação, saúde e assistência, abrangendo desde o pré-natal até os 10 anos de idade das crianças do município.