
De 4 a 6 de julho, Recife ganhou visibilidade na ExpoCatólica 2025, realizada no Pró Magno Centro de Eventos, em São Paulo. O estande da Prefeitura, via Secretaria de Turismo e Lazer, atraiu multidão e apresentou novas experiências religiosas e culturais para o público – a feira reuniu mais de 60 mil visitantes, o dobro do público de 2024.
- Cenários instagramáveis: Capela Dourada, Basílica do Carmo, São Pedro dos Clérigos e imagem de Dom Hélder Câmara, representando a toque da missão da Igreja das Fronteiras.
- Principais projetos apresentados:
- Recife Sagrado: roteiro histórico-cultural com 11 igrejas católicas e a Sinagoga Kahal Zur Israel.
- Música na Igreja: concertos de música sacra e erudita em igrejas históricas da cidade.
Música e tradição nordestina
No estande, os músicos Vino Borges (violoncelo) e Gabriel Eleutério (violino) encantaram o público com um repertório que misturou:
- Músicas sacras eruditas
- “Ave Maria Sertaneja”, de Luiz Gonzaga
- “Frevo de Vassourinhas”, de Antônio Nóbrega
- “Anunciação”, de Alceu Valença
Essas performances reforçaram o caráter cultural e religioso do projeto, valorizando a identidade pernambucana.
Participação de cidades e avaliação do Recife
Participante | Destaque/Comentário |
---|---|
Thiago Ângelus | Secretário de Turismo: destacou que a participação mostra a “janela para o turismo religioso”, valorizando igrejas que vão além da beleza natural e culinária. |
Braulio Moura e Pedro Paulo Freitas | Gerente de inovação turística e historiador: ressaltaram o potencial do Recife Sagrado, as celebrações da padroeira Nossa Senhora do Carmo (11 dias, 100+ missas) e a riqueza histórica dos quatro postulantes à santidade – Dom Helder, Dom Vital, Frei Damião e Irmã Adélia. |
A feira contou ainda com a presença de Salvador (BA), São João del Rei e Congonhas do Campo (MG), Belém (PA), entre outros destinos brasileiros e internacionais.
O Recife conquistou espaço como destino emblemático de turismo religioso e cultural. A ExpoCatólica 2025 não só reforçou a importância de suas igrejas centenárias e eventos sacros, como também promoveu a cidade para operadores de viagem, agentes de turismo e o público em geral, aumentando sua projeção no mercado nacional e internacional.