
A cidade do Recife será palco pela primeira vez da CasaBloco, um evento gratuito que traz o espírito dos carnavais brasileiros, em sua sétima edição com diversas novidades. Nos dias 23 e 24 de janeiro, a programação será realizada na Praça do Arsenal, reunindo atrações que celebram a cultura popular e os ritmos típicos do país.
Entre as principais atrações está a cantora paraibana Elba Ramalho, que se apresenta no dia 23 de janeiro, a partir das 20h. Além disso, o evento contará com um encontro inédito entre dois dos maiores blocos de Carnaval do Brasil: o Cordão do Bola Preta, famoso no Centro do Rio de Janeiro, e o tradicional Galo da Madrugada, um dos símbolos do Carnaval pernambucano. Esta união promete marcar a história da festa no dia 24 de janeiro.
A programação completa da CasaBloco Recife destaca ainda o início dos Acertos de Marchas de Blocos Líricos e o Cortejo Leda Alves de Cultura Popular, que se estendem por janeiro e fevereiro, com apresentações de maracatu, caboclinhos, blocos líricos e outras manifestações culturais locais. No dia 23, as atividades começam às 15h, com shows de orquestras e grupos culturais, seguidos pelo show de Elba Ramalho.
No dia 24, as atividades começam às 15h com um grande cortejo cultural que reúne 24 grupos, incluindo Maracatu Nação Baque Forte, Afoxé Ylê Xambá, Orquestra Itinerante Meu Frevo, entre outros. Às 20h o Cordão do Bola Preta toma conta do espaço, seguido pelo Galo da Madrugada às 21h30.
Organizado pela Tess Ideias e Comunicação e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Rouanet, o CasaBloco Recife conta com patrocínio master da Petrobras e parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.
O evento celebra a diversidade do carnaval brasileiro e visa reunir artistas e blocos de diferentes regiões para uma grande festa cultural que fortalece as tradições e a riqueza do universo carnavalesco. Todo o evento tem entrada gratuita, promovendo o amplo acesso da população aos festejos e às manifestações culturais do Nordeste e do Brasil.