João Pessoa 29.13 algumas nuvens Recife 29.02 nublado Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 28.69 algumas nuvens Salvador 28.98 nuvens dispersas Fortaleza 29.07 nuvens dispersas São Luís 28.11 nuvens dispersas Teresina 31.84 céu limpo Aracaju 28.97 céu limpo
Regiões do Piauí em estado de emergência devido ao risco de incêndios
28 de fevereiro de 2025 / 23:09
Foto: Divulgação

Todos os municípios do Piauí foram incluídos em uma portaria do Ministério do Meio Ambiente, assinada na última quinta-feira (27) pela ministra Marina Silva. Essa medida estabelece estado de emergência em áreas que são mais vulneráveis a incêndios florestais.

As quatro mesorregiões do estado, que são Centro-Norte, Norte, Sudeste e Sudoeste, estão abrangidas pela portaria. As três primeiras regiões enfrentam risco de incêndios entre junho de 2025 e janeiro de 2026, enquanto a Sudoeste será mais suscetível entre maio e dezembro de 2025.

A nova portaria possibilita a contratação de brigadistas especializados em biomas, incluindo agentes indígenas, quilombolas e membros de comunidades locais, que possuem conhecimento sobre os territórios e podem contribuir efetivamente nas ações de prevenção.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, informou que a pasta elaborará um planejamento estratégico para o ano, que levará em conta a evolução climática e os riscos de incêndios. Além disso, o governo federal anunciou um aumento no número de brigadistas, que passará para mais de 4,6 mil profissionais, representando um crescimento de 25% em relação ao ano anterior.

Em 2024, o Piauí registrou 10.587 focos ativos de incêndio, conforme dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, já foram contabilizados 200 focos.

Em termos nacionais, mais de 30,8 milhões de hectares foram consumidos por incêndios no Brasil entre janeiro e dezembro de 2024, segundo o MapBiomas. Este é o maior registro de área queimada desde 2019, com um aumento de 79% em comparação ao ano anterior.

Casos de incêndios registrados em 2024 no Piauí:

  • Dois brigadistas morrem após serem cercados por fogo durante combate a incêndio.
  • Filhote de veado foge de incêndio em fazenda e é resgatado em Baixa Grande do Ribeiro.
  • Brigadista morto cercado por incêndio inspira filho a seguir a mesma profissão.
  • Quatro pessoas da mesma família morrem queimadas em grande incêndio.
  • Fogo se aproxima de casas durante incêndio na zona rural de Nazária.
  • Incêndio atinge área de mata em Cocal dos Alves, próximo à divisa com Ceará.

Os bombeiros continuam a atuar no combate às chamas em Cocal dos Alves, no Norte do Piauí, enquanto as comunidades rurais enfrentam a ameaça dos incêndios.