
Áreas das regiões Norte e Nordeste do Brasil estão sob alerta de chuvas intensas, com volumes que podem chegar a 100 milímetros e ventos de até 100 km/h, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso laranja, que indica perigo para a população, destaca principalmente o Acre, oeste do Amazonas, Rondônia e a faixa norte do país, do Amapá ao Ceará, passando pelo norte de Tocantins.
O grande volume de chuva registrado na região está relacionado à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno meteorológico comum nesta época do ano. A ZCIT é responsável por intensificar a formação de nuvens carregadas, que provocam precipitações mais volumosas na faixa equatorial do Brasil.
Nas últimas 24 horas, as estações meteorológicas do Inmet registraram acumulados expressivos de chuva. Em Zé Doca, no Maranhão, foram registrados 89,2 milímetros, reforçando a intensidade das precipitações na região. Os dados indicam que o cenário deve se manter nas próximas horas, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Além do alerta laranja, o Inmet também emitiu aviso amarelo para áreas do Centro-Norte do país, indicando perigo potencial. Embora de menor intensidade, o alerta exige atenção dos moradores para possíveis transtornos.