João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Relator exclui LCI e LCA da medida provisória que propõe imposto de renda sobre investimentos
10 de setembro de 2025 / 18:11
Foto: Divulgação

O deputado Carlos Zarattini, do Partido dos Trabalhadores de São Paulo, que atua como relator da Medida Provisória 1303, confirmou a exclusão da tributação sobre as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) do projeto que está sendo discutido no Congresso Nacional.

Essa decisão é parte das estratégias de negociação para facilitar a aprovação da proposta em questão. Anteriormente, a Medida Provisória estipulava uma taxa de 5% sobre essas letras de crédito, mas a retirada da tributação visa tornar a proposta mais atrativa e aumentar as chances de sua aceitação pelos parlamentares.

As Letras de Crédito são instrumentos financeiros importantes para o financiamento de setores como a habitação e o agronegócio, e a isenção tributária pode incentivar investimentos nessas áreas, beneficiando tanto os investidores quanto os setores envolvidos.