
Uma comitiva composta por cerca de 300 representantes de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, esteve em Brasília entre os dias 16 e 18 de setembro para apresentar diversas demandas ao governo federal. O objetivo da missão é assegurar investimentos essenciais para o desenvolvimento da cidade.
O grupo, que inclui empresários, líderes sociais, jornalistas e políticos, participou da Missão Brasília 2025, onde foram solicitados investimentos que totalizam aproximadamente R$ 1 bilhão nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e segurança pública. Entre as principais reivindicações estão:
- Criação do Hospital do Câncer de Feira de Santana;
- Transformação do Campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em Universidade Federal de Feira de Santana;
- Aprovação da construção de uma ferrovia pela iniciativa privada, ligando Feira a Salvador;
- Investimentos para o Rodoanel;
- Ampliação do acesso à Avenida Presidente Dutra para melhorar a mobilidade urbana;
- Ampliação do Aeroporto João Duval Carneiro e das vias de acesso para reativar voos comerciais;
- Novo acesso à BR-324;
- Ligação entre a BR-324 e a BR-116 Norte.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, que também é ex-governador da Bahia, anunciou que o Ministério dos Transportes planeja lançar um edital para a nova concessão da BR-324. Ele destacou que estão em andamento vários projetos, como a duplicação da BR-116, o contorno de Feira e obras nas áreas de água, esgoto, educação e saúde.
Além de Rui Costa, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu o projeto do Hospital do Câncer e confirmou a formação de um grupo técnico para acompanhar essa demanda. No Ministério da Educação, a discussão focou na nova universidade federal, com uma colaboração direta entre as equipes técnicas para acelerar o processo.
A agenda da Missão Brasília também incluiu uma sessão solene no Congresso Nacional em homenagem aos 192 anos de Feira de Santana, além de reuniões com a bancada baiana. Os organizadores ressaltaram que o objetivo é integrar a cidade na agenda nacional de desenvolvimento, assegurando recursos e apoio político para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
“Este contato direto é o primeiro passo para que os projetos da cidade avancem. Agora vamos acompanhar passo a passo para dar celeridade às demandas que vão beneficiar Feira e toda a região”, afirmou Ângelo Chaves, gerente executivo da TV Subaé, afiliada da TV Bahia.
A Missão Brasília chega à sua terceira edição, com o maior número de participantes desde sua criação. Em 2019, 50 empresários participaram, em 2023 foram 150, e agora em 2025, o número chegou a 250, incluindo 50 representantes de movimentos sociais.