
Na quarta-feira, 16 de agosto, uma operação de resgate realizada pela 2ª Companhia do Comando de Policiamento Ambiental (2ªCipa) e pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) resultou na recuperação de 70 animais silvestres no povoado Gado Bravo, localizado na zona rural de Cocal da Estação, a 266 km ao norte de Teresina.
A ação foi iniciada após denúncias de moradores sobre uma mulher que mantinha os animais em condições inadequadas em sua residência. Ao chegarem ao local, os agentes da 2ªCipa confirmaram a situação de maus-tratos.
Entre os animais resgatados, estavam:
- Um macaco-prego
- Um jabuti
- 68 aves de diversas espécies, incluindo:
- Tucanos
- Papagaios
- Periquitos australianos
- Curicas
- Jandaias
- Calopsitas
- Sanhaçus
- Rolinhas
- Juritis
- Pombas
- Cancões
- Corrupião
Os agentes relataram que o macaco-prego estava preso em uma jaula improvisada, e foi necessário o auxílio de um técnico da CIPA para garantir um resgate seguro do primata. A responsável pela propriedade não estava presente durante a operação.
Após o resgate, os animais foram levados para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Parnaíba, onde receberam os cuidados necessários e serão encaminhados para locais apropriados.