
Os transplantes de órgãos em Sergipe estão passando por uma nova fase, com a retomada dos transplantes de rim e o início dos transplantes de fígado. Esta mudança significativa ocorreu após a assinatura de um contrato com a Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, realizada na última quarta-feira (3).
Após um hiato de 13 anos, a rede estadual de saúde volta a realizar transplantes renais, um avanço importante para a saúde pública do estado. O governo de Sergipe tem investido aproximadamente R$ 2,4 bilhões na saúde, o que representa cerca de 17% de sua receita total.
Além disso, durante a cerimônia de assinatura do contrato, foi anunciada uma parceria entre o governo estadual e instituições filantrópicas. Essa colaboração visa facilitar a contratação de linhas de crédito pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese).
Com um valor mensal de R$ 48.948.752,05, a Federação dos Hospitais Filantrópicos de Santa Casa do Estado de Sergipe (Federase) poderá utilizar esses recursos para contratar hospitais associados por meio das linhas de crédito do programa ‘Giro Consignado SUS’, permitindo também a antecipação de recebíveis.
O avanço nos transplantes e as novas parcerias prometem fortalecer a rede de saúde em Sergipe, beneficiando pacientes que necessitam de cuidados especiais.