João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 32.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 algumas nuvens Salvador 29.98 algumas nuvens Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 29.11 chuva leve Teresina 32.84 nublado Aracaju 30.97 algumas nuvens
Rio Grande do Norte inicia campanha de vacinação nas escolas para atualização do cartão de imunização dos estudantes
2 de abril de 2025 / 09:35
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte deu início nesta terça-feira (1º) a uma campanha voltada para a atualização dos cartões de vacinação de crianças e adolescentes no estado. A ação se estenderá até o dia 31 de maio e ocorrerá tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto nas escolas.

Entre os dias 5 e 9 de maio, será realizada uma semana de vacinação nas escolas, enquanto o Dia D está agendado para 26 de abril, com atividades programadas em todos os municípios do estado.

A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em colaboração com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC). O lema adotado para a iniciativa é “Minha Escola Nota 10 na vacinação: Nada de perder ponto na saúde!”, alinhando-se às diretrizes do Programa Saúde na Escola.

O público-alvo inclui crianças e adolescentes com menos de 19 anos, matriculados nos ensinos infantil, fundamental e médio. A técnica de enfermagem Thenille Morais, mãe do adolescente Eduardo Morais, destacou a importância da vacinação como medida preventiva: “A gente não sabe os riscos, quem tem e quem não tem doença, então é muito bom para prevenir. Então, tem que se cuidar, e para isso a vacina está aí”.

Foco na vacina do HPV

A campanha visa intensificar a imunização prevista no Calendário Nacional de Vacinação, com especial atenção à vacina contra o HPV, disponível para meninas e meninos. O objetivo é conscientizar crianças, adolescentes, pais e responsáveis, além de profissionais de saúde e educação, sobre a importância da vacinação, em sintonia com a política de recuperação da vacinação nacional, promovida pelo Ministério da Saúde.

A Sesap solicita que os pais autorizem a vacinação de seus filhos. A secretária de Saúde do RN, Diana Rego, enfatizou: “Importante a gente falar, chamar a atenção desses pais, que autorizem, que façam a liberação pra que suas crianças sejam vacinadas”. Ela acrescentou que a campanha também busca atualizar os cartões de vacina das crianças que não conseguiram ir aos postos de saúde, disponibilizando as vacinas nas escolas.

Vacinas ofertadas

Além das vacinas do calendário básico, serão oferecidos os seguintes imunizantes:

  • Febre Amarela; Tríplice Viral e Tríplice Bacteriana (DTP) – para crianças a partir de 8 meses e menores de 5 anos (ensino infantil);
  • Febre Amarela, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana (DTP), Meningocócica ACWY e HPV – para crianças a partir de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos (ensinos infantil, fundamental e médio).

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela, ressaltou a importância da campanha: “A vacinação nas escolas é um ato fundamental, pois doenças que antes eram fatais foram controladas por meio das vacinas, mas o risco ainda existe. Se baixarmos a guarda, essas doenças podem voltar e colocar vidas em perigo”.

Ela também destacou que levar a vacinação para o ambiente escolar facilita o acesso, reduz as filas nos postos de saúde e garante que mais crianças e adolescentes recebam a proteção necessária.

Vacinas com baixa e alta adesão em 2024

A Sesap divulgou dados sobre a adesão às vacinas no Rio Grande do Norte em 2024:

Vacinas com alta adesão:

  • BCG – 99,5%
  • Meningocócica (Reforço) – 96,6%
  • Tríplice viral (1ª dose) – 95,1%
  • Pneumocócica (1ª dose) – 94,8%

Vacinas com baixa adesão:

  • Varicela – 63,1%
  • Febre amarela – 65,2%
  • Tríplice viral (2ª dose) – 72,3%

A campanha representa um esforço conjunto para garantir que as crianças cresçam saudáveis e protegidas.