João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
RN abre editais de cultura com 293 vagas pela Lei Aldir Blanc
16 de fevereiro de 2026 / 19:57
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte deu início às inscrições para novos editais de cultura, contemplados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB RN). Estão disponíveis 293 vagas para artistas e produtores culturais, com inscrições abertas até o dia 9 de março. O investimento destinado a esta etapa é de R$ 8,25 milhões, parte de um total superior a R$ 25 milhões previstos para os editais de 2026 do Ciclo 2 da PNAB RN.

Este é o terceiro dos cinco blocos planejados para 2026 dentro do ciclo da política pública no estado. Os editais atuais contemplam diversas áreas culturais, entre elas: Artes Integradas e Outras Expressões, Audiovisual, Artes Circenses, Artes Visuais, Dança, Jogos Eletrônicos, Livro, Leitura e Literatura, Música e Teatro. Cada edital tem sua especificidade e oferece diversas oportunidades para os interessados.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Mais Cultura, disponível no link https://maiscultura.rn.gov.br/editais/?grupo=3. Para facilitar a participação, uma Cartilha Acessível será disponibilizada para cada edital, esclarecendo de forma simples e detalhada os documentos necessários ao processo. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail pnabrnfomento@secult.rn.gov.br ou pelo WhatsApp (84) 98614-4427. Além disso, a Secretaria de Cultura (Secult) oferece atendimento individualizado, presencial ou on-line no Complexo Cultural Rampa, que pode ser agendado com antecedência via WhatsApp, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

A execução da Política Nacional Aldir Blanc no RN para 2026 continuará com o lançamento de mais dois blocos logo no início do ano, totalizando 27 editais ao final de todo o ciclo. O quarto bloco dará ênfase ao apoio à diversidade cultural, com foco na representatividade de mulheres, culturas LGBTQIAPN+, negras, urbanas e periféricas. O quinto bloco será direcionado para aquisição de bens, manutenção de espaços artísticos e a gestão do Cine Panorama. Também serão contempladas reformas em equipamentos culturais importantes como o Teatro Adjuto Dias, a Pinacoteca Potiguar e a Casa de Cultura de Macau, fortalecendo o cenário artístico do estado. A política pública reafirma seu compromisso em fomentar a cultura local através da Lei Aldir Blanc, promovendo inclusão e acessibilidade para diversos segmentos culturais.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.