
Chuva intensa em Fernando de Noronha causa cancelamento de voos e gera insatisfação entre passageiros
No último sábado (14), Fernando de Noronha enfrentou um dia de chuvas constantes, o que resultou no cancelamento de todos os voos programados para a ilha. Estavam agendados dois voos da Azul, partindo do Recife, e um da Gol, vindo de São Paulo. A situação impediu que qualquer aeronave conseguisse pousar na ilha.
O supervisor do aeroporto, Luiz Carlos de Andrade, esclareceu que a decisão de cancelar os voos foi tomada em função da segurança dos passageiros. “Devido ao mau tempo, não foi possível pousar nenhuma aeronave. Alguns aviões chegaram a sobrevoar a ilha, mas não conseguiram aterrissar e tiveram que retornar”, afirmou Andrade.
As longas filas no aeroporto geraram descontentamento entre os passageiros. O empresário Fernando Leite, que tinha uma conexão para Fortaleza, expressou sua frustração: “Não me deram informação, apenas me disseram que foi cancelado. Eles ficam mentindo que o avião vai voltar, é uma falta de responsabilidade”.
A comerciante Leila Furtado também se mostrou insatisfeita com a falta de comunicação. “É um absurdo e a gente não tem o que fazer. Preciso esperar sentada no chão e não sei onde vou me hospedar”, desabafou.
Outro passageiro, o arquiteto Expedido Fonseca, teve dificuldades para remarcar sua viagem em grupo. “Tem uma complicação muito grande porque minha passagem foi em grupo, um passageiro sumiu. Eu acho errado, deveriam resolver a situação individualmente”, criticou.
Renata Almeida, que viajava para o Rio de Janeiro, teve seu trajeto alterado e informou que sua nova viagem seria transferida para domingo (15), com previsão de chegada em casa apenas às 23h.
Apesar do descontentamento, alguns passageiros encararam a situação de forma positiva. A empresária Suane Lima, por exemplo, comemorou o cancelamento do voo: “Eu fui abençoada por mais um dia em Fernando de Noronha, estou achando bom. É um perrengue chique, ficar na ilha não é ruim”, disse Suane.
A Azul informou que, devido às condições climáticas desfavoráveis, o voo AD4718 (Recife-Fernando de Noronha) precisou retornar ao aeroporto de origem. Os voos AD4719 (Fernando de Noronha-Recife), AD4255 (Recife-Fernando de Noronha) e AD4091 (Fernando de Noronha-Recife) foram cancelados. A companhia se comprometeu a reacomodar os clientes em voos extras no domingo (15) e garantir a assistência necessária, conforme a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Gol também confirmou o cancelamento do voo G3 1138 (FEN-REC) devido às condições meteorológicas adversas. A empresa informou que todos os clientes estão recebendo as facilidades previstas pela Resolução 400 da Anac e terão a possibilidade de reacomodação nos voos programados para o domingo (15).