João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Saiba até quando a primeira parcela do décimo terceiro cai na sua conta
17 de novembro de 2025 / 14:28
Foto: Divulgação

O final do ano está chegando e, com ele, aquele momento tão esperado: o Décimo Terceiro Salário! Também conhecido como gratificação de Natal, ele é um direito de todo trabalhador com carteira assinada e uma ajuda e tanto para os planos de fim de ano, não é mesmo?

Mas uma dúvida muito comum é: até quando a empresa pode pagar a primeira parcela?

Assim, se você já está contando os dias para esse dinheiro, fique ligado que a gente explica tudinho de um jeito simples!

Como é o pagamento das duas parcelas do Décimo Terceiro

Por lei, o pagamento do décimo terceiro pode ocorrer em duas parcelas. A primeira é adiantada, e a segunda cai na conta até o final do ano.

  1. Primeira Parcela (o adiantamento): É paga entre fevereiro e novembro. Sim, você pode solicitar a qualquer momento nesse período! Mas a data mais comum, combinada entre empresa e funcionários, costuma ser entre outubro e novembro.
  2. Segunda Parcela (o que resta): Deve ocorrer o pagamento até o dia 20 de dezembro.

Agora, a grande pergunta…

Qual é o Prazo MÁXIMO para a Primeira Parcela?

A lei estabelece um prazo final para as empresas pagarem a primeira parcela. Quem não receber até essa data, infelizmente, já pode considerar que há um atraso.

Para ficar super fácil de entender, criamos esta tabela:

O Que É?Prazo Máximo para Pagamento
Primeira Parcela do Décimo TerceiroAté 30 de Novembro

Isso mesmo! A empresa tem até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do seu décimo terceiro. Se novembro acabar e você não tiver visto a cor desse dinheiro, a empresa já está em atraso.

E se a Empresa Atrasar o Pagamento?

Se o dia 30 de novembro passou e você não recebeu, fique tranquilo, pois seus direitos estão protegidos! A empresa deverá pagar o valor com multa e juros pelo atraso. O valor exato pode variar, mas o importante é saber que você não pode sair no prejuízo.

O que fazer?

Antes de mais nada, a primeira atitude é sempre conversar com o setor de Recursos Humanos (RH) ou com o seu empregador. Contudo, caso o problema persista, você pode procurar a Delegacia Regional do Trabalho ou um advogado para orientações.

Resumindo para Você Não Esquecer:

  • O décimo terceiro tem duas parcelas.
  • primeira parcela pode ser paga a qualquer momento entre fevereiro e novembro.
  • último dia para receber a primeira parcela é 30 de novembro.
  • segunda parcela ocorre o pagamento até 20 de dezembro.

Agora você já está por dentro de tudo! Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares para que todos fiquem ligados nos seus direitos.