João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 algumas nuvens Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 céu limpo Fortaleza 28.07 nuvens dispersas São Luís 29.11 algumas nuvens Teresina 37.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 céu limpo
Salvador lança operação praia e aumenta frota de ônibus nos finais de semana e feriados
19 de outubro de 2025 / 11:55
Foto: Divulgação

A partir deste sábado, 18 de outubro, a frota de ônibus em Salvador passará por um reforço especial durante os finais de semana e feriados. Essa ação, denominada Operação Praia 2025, foi implementada pela Secretaria de Mobilidade (Semob) com o intuito de facilitar o acesso ao transporte público para os moradores e visitantes que desejam aproveitar as praias da capital baiana.

A operação será realizada em duas fases e se estenderá até o final do verão, conforme anunciado pela Semob. A seguir, entenda como será a implementação:

  • Primeira fase: Até o dia 2 de novembro, a Semob irá utilizar ônibus da frota reguladora, que serão alocados de acordo com a demanda. No domingo, 19 de outubro, 18 veículos do sistema convencional estarão posicionados em locais estratégicos, como as estações da Lapa, Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e na Base Naval. Esses ônibus entrarão em operação conforme a necessidade, dependendo do fluxo de usuários ao longo do dia.
  • Transição: A primeira fase se encerrará uma semana antes dos finais de semana das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro.
  • Segunda fase: A partir de 23 de novembro, a Semob iniciará a segunda fase da Operação Praia, que contará com um aumento na frota nas linhas com maior demanda aos sábados, domingos e feriados, com base na análise operacional das semanas anteriores.

A Prefeitura de Salvador também destacou que agentes da Semob estarão presentes nos terminais e estações para monitorar o serviço, orientar os usuários e operadores, além de garantir um fluxo de passageiros mais eficiente e confortável rumo às praias da cidade.