João Pessoa 30.13 nublado Recife 30.02 nuvens dispersas Natal 32.12 algumas nuvens Maceió 33.69 nublado Salvador 30.98 céu limpo Fortaleza 30.07 nublado São Luís 31.11 nuvens dispersas Teresina 29.84 nublado Aracaju 29.97 algumas nuvens
Salvador lidera geração de empregos na região Nordeste
4 de fevereiro de 2025 / 17:29
Foto: Jefferson Peixoto / Lucas Moura / Secom PMS

Em 2024, Salvador se consolidou como um dos principais polos de geração de empregos no Brasil, assumindo a liderança na região Nordeste. A capital baiana fechou o ano passado com um saldo positivo de 29.957 vagas de emprego formal criadas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego. Isso significa, também, que a cidade foi responsável por mais de um terço do resultado de todo o Estado da Bahia, que teve um saldo de 84.726 postos de trabalho gerados.

Salvador ficou em primeiro lugar no ranking das capitais nordestinas, à frente de Fortaleza (saldo de 28.496) e do Recife (20.391), e em 6º lugar no Brasil, à frente de outras capitais como Belo Horizonte (28.837) e Goiânia (17.626). Os dados do Caged mostram ainda que, entre 2021 e 2024, a capital baiana registrou um saldo positivo de 115.340 novas vagas de emprego formal criadas – ou seja, de carteira assinada.

“A nossa cidade vive um novo momento, passou a ser desejada por brasileiros e estrangeiros. Uma cidade que dinamizou a sua economia, que segue tendo o turismo como carro-chefe, mas que não é o único setor gerador de emprego e renda, pois temos outros setores aquecidos. Uma cidade que melhorou o seu ambiente de negócios, facilitando a vida de quem quer empreender aqui, e que teve a capacidade de atrair grandes investimento”, avalia o prefeito Bruno Reis.

“Hoje, Salvador tem leis claras, definidas, que dão segurança a quem quer investir. Temos um conjunto de estímulos e de incentivos fiscais para aqueles que querem investir em setores estratégicos da economia. E, também, muito investimento público, o maior investimento de toda a história. Foram mais de R$5 bilhões em investimentos da Prefeitura nos últimos anos, e tudo isso alimenta a economia, faz com que a cidade cresça, se desenvolva, e a gente possa projetar sonhos ainda maiores, mais ambiciosos do que realizamos até aqui”, completou.

O resultado de 2024 é 70% maior do que o de 2023, quando Salvador fechou o ano com um saldo de 17.742 postos de emprego formal criados. Ao longo do ano passado, a capital baiana registrou em 10 dos 12 meses um crescimento no número de pessoas empregadas. 

Setores

O setor de Serviços foi o que mais gerou oportunidades no último ano, com um saldo positivo de 28.375, sendo o segmento de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas o que apresentou melhor resultado: 14.507 novos postos formais. Já o setor do Comércio teve um saldo positivo de 2.036 novas vagas de emprego formal, sendo o comércio por atacado o segmento de melhor resultado: saldo positivo de 1.690.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, a atividade com foco no turismo é um dos fatores que mais tem impulsionado o mercado de trabalho: “Somos uma cidade economicamente lastreada no comércio e na oferta de serviços, então esse crescimento do turismo, em especial na alta estação, impacta positivamente na geração de postos de trabalho”, afirma.

Para o Carnaval deste ano, também são esperados resultados positivos. A expectativa é que Salvador supere os índices alcançados no ano passado, em número de visitantes e em movimentação econômica. De acordo com dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a cidade deve receber cerca de 850 mil turistas, ante 789 mil de 2024, e devem ser movimentados, aproximadamente, R$1,8 bilhão, um crescimento de cerca de 63% em relação a 2024.

Mila Paes lembrou que várias ações estruturantes e de qualificação profissional são desenvolvidas ao longo do ano para fortalecer o segmento. Ela destaca os programas de preparação de mão de obra que ofertaram cursos a mais de 60 mil pessoas nos últimos quatro anos. “Salvador tem um cuidado especial com a qualificação, consideramos um fator importante nessa ampliação do mercado de trabalho”, pontuou.