João Pessoa 27.13 nuvens dispersas Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 27.12 nublado Maceió 25.69 névoa Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 29.11 algumas nuvens Teresina 36.84 nuvens dispersas Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Salvador realiza Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos
29 de agosto de 2025 / 14:34
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Salvador está promovendo um evento especial de vacinação antirrábica, conhecido como Dia D, que ocorrerá neste fim de semana, nos dias 30 e 31 de setembro. A ação visa imunizar cães e gatos contra a raiva, uma doença grave que pode afetar todos os mamíferos, incluindo os seres humanos.

A vacinação estará disponível em diversos locais da cidade, incluindo os shoppings Salvador, Barra e Bela Vista. No sábado, o atendimento será das 9h às 16h, enquanto no domingo, as vacinas poderão ser aplicadas das 12h às 17h. Além disso, haverá pontos fixos e volantes em áreas estratégicas dos Distritos Sanitários de Pau da Lima, Subúrbio Ferroviário e Cabula-Beirú, também das 9h às 16h.

Quem pode ser vacinado?

Cães e gatos a partir de três meses de idade estão aptos a receber a vacina. Para os animais que receberão a imunização pela primeira vez, é necessário um reforço após 30 dias.

A campanha de vacinação antirrábica se estenderá até o dia 30 de setembro, com a vacina sendo disponibilizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 91 unidades de saúde da capital. A lista completa dos locais de vacinação pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS).

Após a vacinação, é fundamental seguir alguns cuidados com o animal:

  • Não pressionar e evitar tocar o local da aplicação;
  • Evitar pegar o cão ou gato no colo constantemente;
  • Permitir que o animal descanse e durma;
  • Oferecer água fresca e comida leve.

Além da vacinação antirrábica, a Prefeitura de Salvador também está oferecendo outros serviços de saúde, como assistência especializada para gestantes e a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população. Os cidadãos podem se informar sobre esses serviços e acessar as unidades de saúde disponíveis na cidade.