
A Defesa Civil de Salvador emitiu um alerta devido às chuvas intensas que atingiram a cidade nas últimas 24 horas, com um total de 122 milímetros, superando a média esperada para todo o mês de outubro, que é de 91 mm. O diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, informou que os ventos também estão atingindo velocidades superiores a 60 km/h.
Entre a madrugada de terça-feira (21) e às 7h, a Codesal registrou nove ocorrências relacionadas ao mau tempo. As situações incluem:
- Duas ameaças de desabamento nos bairros Cabula e Pau da Lima;
- Três ameaças de deslizamento, sendo uma no subúrbio e duas na Liberdade;
- Uma ameaça de queda de árvore na Liberdade;
- Um desabamento parcial na região da Barra/Pituba;
- Um deslizamento de terra na Liberdade;
- Duas infiltrações, uma na Liberdade e outra no subúrbio.
Além disso, mais de 300 cidades da Bahia estão sob alerta para chuvas intensas. Os cinco bairros que mais registraram precipitação nas últimas 12 horas foram:
- Barro Duro – 32,2 mm;
- Capelinha – 29,2 mm;
- Nova Brasília – 28,4 mm;
- Cajazeiras VII – 27 mm;
- Cajazeiras VIII – 26,8 mm.
Na noite de segunda-feira, um poste caiu na Rua do Gás, no bairro da Santa Cruz, devido a ventos fortes. Felizmente, não houve feridos. Durante a madrugada, parte do muro da Escola Municipal Teodoro Sampaio também desabou, atingindo veículos estacionados nas proximidades, mas sem causar ferimentos.
A Secretaria de Educação do município está investigando o ocorrido.
Além disso, três semáforos ficaram pendurados em fios nas orlas da Pituba, Costa Azul e Barra, possivelmente devido à força do vento. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foi acionada para realizar os reparos necessários.
As operações do ferry-boat na Baía de Todos-os-Santos também foram afetadas. O Internacional Travessias Salvador (ITS) anunciou que apenas embarcações de maior porte, como Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi, estão autorizadas a operar. O transporte de passageiros em convés aberto está proibido, e recomenda-se que os usuários permaneçam sentados durante a travessia. O transporte de veículos está suspenso, exceto para serviços de emergência e segurança pública.
Na tarde de segunda-feira, o ferry-boat Maria Bethânia enfrentou uma situação crítica, com água do mar invadindo o convés de veículos e quase arrastando motocicletas. A tripulação conseguiu controlar a situação rapidamente, e não houve feridos, apesar do susto.
A Marinha do Brasil também emitiu um alerta, reduzindo a capacidade de operação do sistema de transporte marítimo e estabelecendo a bandeira vermelha de navegação, que indica condições meteorológicas adversas, incluindo ressacas e ventos fortes ao longo da costa e na Baía de Todos-os-Santos. Para emergências no mar ou em rios, a Marinha pode ser contatada pelo telefone 185.