João Pessoa 28.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 29.84 céu limpo Aracaju 27.97 céu limpo
Salvador registra o segundo maior preço do gás de cozinha entre as capitais brasileiras
15 de março de 2025 / 09:33
Foto: Divulgação

O preço do gás de cozinha em Salvador continua elevado, sendo o segundo mais caro entre as capitais brasileiras, com um valor médio de R$ 131,67. Apenas Boa Vista, capital de Roraima, apresenta um preço superior, com botijões custando R$ 136,90.

Apesar de uma redução de quase 5% no mês de março, os dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que a Bahia ocupa a terceira posição em preços altos, atrás apenas de Roraima e Amazonas.

A Acelen, responsável pela administração da Refinaria Mataripe (também conhecida como Landulpho Alves), é a entidade que define os preços do gás no estado. Desde 2021, a empresa já implementou sete aumentos no valor do produto.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais revelou que o preço do gás vendido às distribuidoras pela Acelen é o mais alto entre as refinarias privatizadas do Brasil.

Em resposta às críticas, a Acelen afirmou que seus preços são determinados por critérios de mercado, levando em conta fatores como o custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, além do dólar e do frete. A empresa também destacou que, assim como outras refinarias privadas no país, busca manter a competitividade na oferta de petróleo brasileiro.

Além disso, a Acelen enfatizou que possui uma política de preços transparente, fundamentada em critérios técnicos e alinhada às práticas internacionais de mercado.