
A cidade de Salvador será palco da segunda edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que ocorrerá entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no Mercado do Rio Vermelho.
Durante os três dias de evento, diversos produtores de várias regiões do estado exibirão queijos que refletem quase 500 anos de história, tradição e criatividade. O festival apresentará uma rica variedade de queijos, incluindo opções que vão do coalho ao requeijão, passando pelos queijos de cabra e búfala, além de criações autorais inspiradas nos biomas da Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.
Os visitantes poderão não apenas degustar os queijos, mas também adquirir produtos diretamente dos produtores. A programação do festival inclui:
- Oficinas e palestras sobre saúde e nutrição;
- Harmonizações com vinhos, cafés, cachaças e doces locais;
- Apresentações musicais que prometem enriquecer a experiência do festival.
Organizado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento conta com o apoio da Associação de Produtores de Queijo da Bahia. Nesta edição, a expectativa é aumentar em 20% o volume de vendas diretas, consolidando ainda mais a cadeia produtiva do queijo, impulsionando a economia local e valorizando a agricultura familiar, além de pequenos e médios produtores.
Uma das novidades deste ano é o 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia, que premiará os melhores queijos do estado, avaliados por um júri especializado.