João Pessoa 24.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 25.11 céu limpo Teresina 22.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Samu Alagoas alerta sobre os cuidados para evitar engasgo doméstico durante as férias
20 de dezembro de 2024 / 10:27
Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Os casos de engasgos continuam sendo uma realidade preocupante, especialmente durante o período de férias, quando crianças e adolescentes passam mais tempo em casa. Por isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas reforça a importância de cuidados redobrados, principalmente quanto às crianças pequenas, que estão em fase de iniciação da deglutição.

E o alerta do Samu Alagoas se baseia nos dados computados pelo serviço com relação aos engasgos. Para se ter ideia da gravidade, de janeiro até 17 de dezembro deste ano, foram registrados 81 casos de engasgos, sendo 59 atendidos pela Central de Maceió e 22 pela Central de Arapiraca. A média mensal é de 6,75 atendimentos, com maior incidência entre crianças de zero a 2 anos de idade e idosos.

O médico do Samu Alagoas, Ewerton Soares, alerta para a gravidade do engasgo, que pode causar sequelas graves e até mesmo a morte.

“Caso ocorra o acidente, é imprescindível ligar imediatamente para o Samu, no número 192. É imprescindível, também, que uma pessoa calma informe corretamente o que está acontecendo, para que o médico de plantão possa orientar sobre o desengasgo, enquanto a equipe está a caminho”, orienta.

De acordo com Ewerton Soares, a manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser utilizada em caso de engasgo e que pode salvar vidas.

“Se alguém estiver engasgado, você pode tentar fazer a manobra de Heimlich, enquanto aguarda o socorro do Samu Alagoas, que deve ser acionado pelo número 192”, orienta o médico socorrista da Central Maceió.

Para as crianças de zero a 2 anos de idade, é recomendado evitar oferecer alimentos sólidos. Estes devem ser cortados em pedaços pequenos e seguros. É importante supervisionar as refeições e orientar as crianças, principalmente a mastigar bem os alimentos. Não permitir brincadeiras durante a alimentação, pois aumentam o risco de engasgo.

Nos adultos e idosos é prudente garantir que os alimentos estejam bem cozidos e cortados em pedaços pequenos. Evitar engolir pedaços grandes de carne ou alimentos com espinhas ou ossos. É prudente cozinhar bem os alimentos para facilitar a mastigação, caso o idoso tenha dificuldade.