João Pessoa 28.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nuvens dispersas Fortaleza 29.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 30.84 céu limpo Aracaju 27.97 céu limpo
Santuário do Morro da Conceição é entregue restaurado para a 120ª Festa do Morro
26 de novembro de 2024 / 18:05
Foto: Jonas Quirino/JC Imagem

A nova cobertura do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, foi entregue na manhã desta terça-feira (26) pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Após a entrega, os fiéis tiveram um momento de oração no templo.

O Governo do Estado e a Arquidiocese de Olinda e Recife firmaram um termo de fomento para restaurar a estrutura, destinando R$ 1,5 milhão dos recursos estaduais à obra.

A conclusão da primeira etapa de reconstrução acontece dois dias antes do início da 120ª edição da Festa da Imaculada Conceição do Morro, que começa nesta quinta-feira e segue até o dia dedicado ao dogma da Imaculada Conceição, 8 de dezembro.

“Para nós do Governo de Pernambuco é uma satisfação poder trabalhar junto com a Diocese para reconstruir um espaço tão importante de fé, esperança e compromisso com o Recife. A festa vai acontecer com muita tranquilidade e muita segurança”, garantiu Raquel Lyra.

Nesta fase de obras, todo o teto foi fixado, incluindo as treliças, terças, telhados e foro especial. Para garantir a entrega, cerca de 40 voluntários colaboraram com um mutirão de limpeza e organização da igreja.

Ao todo, foram 87 dias de intervenções para recuperar o templo religioso e devolvê-lo para a comunidade, após o desabamento do teto, no dia 30 de agosto deste ano.

Após a programação da Festa do Morro, o Santuário vai entrar em uma segunda fase de recuperação.

Esta segunda etapa deve durar 60 dias e terá início no dia 13 de dezembro. Serão realizados os acabamentos finais, com substituição das portas de vidro e do piso que foram danificados, além das partes elétrica e de refrigeração, iluminação e pintura.

Durante o período, a área da igreja será isolada e as missas e demais celebrações serão realizadas na parte posterior da Igreja, próximo a imagem da Imaculada Conceição, em um espaço adaptado com cadeiras de plástico e altar.