João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
São Gonçalo oferece 220 oportunidades para jovens aprendizes no Ceará
5 de agosto de 2025 / 19:42
Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, localizada na região metropolitana de Fortaleza, anunciou a abertura de um edital que oferece 220 vagas para jovens no programa municipal Minha Primeira Chance. Esta iniciativa é similar ao programa Jovem Aprendiz e as inscrições terão início nesta quinta-feira, dia 7, e se estenderão até o dia 13 de agosto.

O programa é direcionado a jovens com idades entre 14 e 24 anos e oferece uma série de benefícios, incluindo:

  • Cursos gratuitos
  • Transporte
  • Lanche
  • Material didático
  • Seguro de vida
  • Bolsa de meio salário mínimo durante a formação

A duração do curso é de 12 meses.

Serão formadas 11 turmas para a formação teórica, com as vagas sendo exclusivas para jovens residentes em São Gonçalo do Amarante. Os selecionados terão a oportunidade de se matricular em um dos seguintes cursos:

  • Assistente Administrativo
  • Assistente de Projetos e Processos
  • Logística e Produção

Metade das vagas será destinada a jovens de famílias de baixa renda que estão cadastrados no CadÚnico, e 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

Os candidatos devem ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, ou equivalente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma virtual, através do site do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (IEPRO).

A seleção dos participantes está programada para o dia 31 de agosto, com a realização de uma prova objetiva e uma redação. A aula inaugural para os aprovados está marcada para o dia 15 de setembro.

Durante o programa, os alunos serão encaminhados para aplicar os conhecimentos adquiridos em empresas parceiras, em um processo coordenado pela Prefeitura. A gestão municipal informou que empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém poderão contratar os jovens após a conclusão do programa.