João Pessoa 22.13 céu limpo Recife 22.02 algumas nuvens Natal 23.12 céu limpo Maceió 19.69 algumas nuvens Salvador 24.98 nuvens dispersas Fortaleza 26.07 nublado São Luís 24.11 céu limpo Teresina 24.84 céu limpo Aracaju 20.97 nuvens dispersas
São João 2025 em Fortaleza leva quadrilhas e festivais a todos os cantos da cidade
13 de junho de 2025 / 11:24
Foto: Divulgação

Fortaleza se transforma em um grande arraiá a céu aberto entre os dias 13 de junho e 13 de julho de 2025. Com o tema “É Arraiá por toda a cidade”, o São João deste ano descentraliza a festa e espalha cultura popular por todas as 12 Regionais da capital cearense.

A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza reforça o compromisso com o acesso democrático à cultura

Ao longo do período festivo, o calendário reúne 24 festivais juninos e 50 quadrilhas, ocupando praças, ruas e ginásios de bairros como Bom Jardim, Conjunto Esperança, Demócrito Rocha, Pirambu, Joaquim Távora, Lagoa Redonda, Jardim América, entre outros.

Detalhes do São João de Fortaleza

O São João de Fortaleza teve abertura com shows de Jean Dumont, Robertinho do Acordeon, Japinha e Toca do Vale, Festival do Pratinho, cidade cenográfica, espaço para crianças e central de sustentabilidade.

Este ano, o São João presta uma homenagem especial à Cumade Chica, precursora dos festivais juninos na cidade, que criou, na década de 70, o “Arraiá da Cumade Chica”. Iniciado na Avenida G, o festival foi transferido para a Praça da Terceira Etapa, no Conjunto José Walter, em virtude do crescimento do evento. Em 2018, ano em que a Cumade Chica faleceu, o evento foi integrado ao calendário oficial de eventos do Estado do Ceará, pela LEI N.º 16.623.

CategoriaNúmeros/Informações
Período do evento13 de junho a 13 de julho
Total de festivais24
Quadrilhas participantes35 adultas + 15 infantis
Projetos contemplados pelo edital74
Investimento totalR$ 1,3 milhão
Etapa final do festival18 e 19 de julho, no José Walter
Pesquisadores selecionados10
Estudo de impacto culturalR$ 46 mil investidos

Quadrilha junina como patrimônio cultural

Fortaleza é pioneira no Brasil ao reconhecer oficialmente a quadrilha junina como patrimônio imaterial da cidade. O reconhecimento reforça a importância de preservar as manifestações populares e dá ainda mais significado à realização dos festejos em bairros diversos, aproximando a população da sua identidade cultural.

A final do Festival Municipal de Quadrilha Junina acontecerá nos dias 18 e 19 de julho, no tradicional “quadrilhódromo” a ser instalado no bairro José Walter. As 12 quadrilhas mais bem avaliadas nas fases regionais disputarão o título em grande estilo.

Cultura, economia criativa e turismo em sinergia

Mais do que uma celebração, o São João de Fortaleza movimenta a economia criativa local, gera empregos diretos e indiretos e impulsiona o turismo interno. Com o apoio de 10 pesquisadores selecionados via edital, será produzido um relatório técnico sobre o impacto social, econômico e cultural dos festejos na cidade.

Para a secretária de Cultura, Helena Barbosa, a descentralização do São João fortalece a tradição junina e amplia a participação popular:

“Apoiando grupos juninos, promovemos a cultura local, incentivamos a economia criativa e garantimos um São João acessível a todos os fortalezenses”.

Programação dos Festivais Juninos em Fortaleza

Regional 1

25º Festival Junino do Parque Costa Oeste
Datas: 27 e 28 de junho
Horário: 19h
Local: Quadra Poliesportiva do Parque Oeste (Av. Presidente Castelo Branco com Rua Jacinto – Pirambu)