João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 nublado Teresina 27.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
São Luís lança campanha de conscientização sobre diagnóstico precoce da hanseníase
23 de janeiro de 2025 / 10:23
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia nesta quinta-feira (23) uma campanha de conscientização voltada para o diagnóstico precoce da hanseníase, que se estenderá até o dia 31 deste mês. Essa ação faz parte do ‘Janeiro Roxo’, um mês dedicado ao combate e à conscientização sobre a doença, e será lançada no auditório da UNDB, localizado no bairro Renascença, em São Luís, durante o Seminário Estadual “Conexões pela saúde: Maranhão na luta contra a hanseníase de janeiro a janeiro”.

Neste ano, a campanha traz o tema “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro”, com o objetivo de informar a população sobre o tratamento completo disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a SES busca promover a identificação ativa de novos casos e combater os estigmas associados à hanseníase.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-MA), em 2023, o Maranhão registrou uma taxa de detecção de 44,8 casos por 100 mil habitantes na população geral e 9,4 casos por 100 mil habitantes entre crianças menores de 15 anos.

Informações sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e transmissível que afeta a pele, os nervos periféricos, os olhos e a mucosa nasal. A transmissão ocorre através de gotículas expelidas pelo nariz e pela boca durante o contato próximo e frequente com indivíduos não tratados. Essa doença é mais comum em populações que vivem em condições de vulnerabilidade social, e o tratamento nas fases iniciais é fundamental para prevenir incapacidades físicas.