
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia nesta quinta-feira (23) uma campanha de conscientização voltada para o diagnóstico precoce da hanseníase, que se estenderá até o dia 31 deste mês. Essa ação faz parte do ‘Janeiro Roxo’, um mês dedicado ao combate e à conscientização sobre a doença, e será lançada no auditório da UNDB, localizado no bairro Renascença, em São Luís, durante o Seminário Estadual “Conexões pela saúde: Maranhão na luta contra a hanseníase de janeiro a janeiro”.
Neste ano, a campanha traz o tema “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro”, com o objetivo de informar a população sobre o tratamento completo disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a SES busca promover a identificação ativa de novos casos e combater os estigmas associados à hanseníase.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-MA), em 2023, o Maranhão registrou uma taxa de detecção de 44,8 casos por 100 mil habitantes na população geral e 9,4 casos por 100 mil habitantes entre crianças menores de 15 anos.
Informações sobre a hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e transmissível que afeta a pele, os nervos periféricos, os olhos e a mucosa nasal. A transmissão ocorre através de gotículas expelidas pelo nariz e pela boca durante o contato próximo e frequente com indivíduos não tratados. Essa doença é mais comum em populações que vivem em condições de vulnerabilidade social, e o tratamento nas fases iniciais é fundamental para prevenir incapacidades físicas.