
O programa “Educação que Transforma” está revolucionando o ensino de empreendedorismo em Sergipe, abrangendo todos os 75 municípios do estado. A iniciativa, promovida pelo Sebrae em parceria com as secretarias municipais de Educação, visa formar estudantes mais autônomos e inovadores, preparados para os desafios da vida profissional e social.
Este programa é fundamental para fortalecer o ensino de empreendedorismo, educação financeira e projeto de vida para alunos da educação básica, técnica e superior, além de envolver professores e gestores escolares.
Priscila Felizola, superintendente do Sebrae Sergipe, afirma: “Uma das prioridades em nossas ações é tornar o Sebrae mais próximo das pessoas. O programa Educação que Transforma agora leva as lições de empreendedorismo a todos os municípios sergipanos, ajudando os estudantes na administração de sua vida financeira e dando a eles a oportunidade de garantir uma renda no futuro”.
Um dos marcos dessa iniciativa é a colaboração com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), que resultou na criação da disciplina “Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira”, com uma carga horária de 40 horas. Este componente curricular originou a Turma do Rafa, voltada para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Entre as ações mais notáveis do programa, destaca-se a Rota do Saber, que distribuiu 70 mil gibis educativos abordando de forma lúdica temas como empreendedorismo, protagonismo e educação financeira, já inseridos nas salas de aula do Ensino Fundamental.
Vítor Aloísio, gerente da Unidade de Cultura Empreendedora (UCE) do Sebrae, ressalta: “Nosso objetivo é formar uma nova geração de sergipanos mais preparados para tomar decisões, inovar e criar suas próprias oportunidades”.
Com a ampliação do programa, o Sebrae reafirma seu compromisso em promover uma educação transformadora, que ultrapassa o ensino tradicional e estimula os estudantes a se tornarem protagonistas de suas próprias trajetórias.