João Pessoa 28.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 29.84 céu limpo Aracaju 27.97 céu limpo
Sefaz autuou empresas sonegadoras de impostos em R$ 120 milhões
30 de dezembro de 2024 / 10:15
Foto: CCOM

Dentro do projeto de modernização e melhoria dos sistemas de fiscalização e combate à sonegação, a Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz) realizou, em 2024, capacitações em auditoria contábil aos servidores, focando na Escrituração Contábil Digital (ECD). O objetivo foi aprimorar as habilidades dos auditores na detecção de fraudes e irregularidades financeiras.

Os treinamentos, realizados por meio da Unidade de Fiscalização de Empresas (Unifis) e que abordaram técnicas avançadas de auditoria e análise de dados, resultaram em autuações superiores a R$ 120 milhões, comprovando a eficácia na identificação de crimes tributários, como a lavagem de dinheiro.

Além disso, a Sefaz realizou 12 cursos para mais de 1.000 contadores e empresários nas principais cidades do estado, como Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Corrente e Uruçuí. O objetivo foi promover a autorregularização, evitar multas e fortalecer a colaboração com os profissionais da contabilidade, tornando o ambiente tributário mais eficiente e transparente.

Atualização de documentos da EFD e malhas fiscais

A Sefaz-PI lançou uma base de conhecimento para a plataforma virtual Teresa, reunindo dúvidas frequentes sobre a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e as malhas fiscais. O material visa simplificar o cumprimento das obrigações fiscais, oferecendo informações acessíveis por meio do chat da atendente virtual.

Também foi publicada a versão 1.7 das Regras de Pós-Validação da EFD, com atualizações importantes, como a exigência do Demonstrativo de Informações Anuais e novos registros fiscais. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Sefaz-PI com a transparência e a conformidade fiscal, promovendo maior clareza e a melhoria contínua das informações tributárias.