João Pessoa 23.13 algumas nuvens Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 24.12 algumas nuvens Maceió 22.69 nuvens dispersas Salvador 23.98 céu limpo Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 26.11 céu limpo Teresina 24.84 céu limpo Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Semana Nacional do Registro Civil disponibiliza serviços gratuitos para a população do Maranhão; confira a programação
11 de maio de 2025 / 10:02
Foto: Divulgação

A Semana Nacional do Registro Civil “Registre-se!” tem início nesta segunda-feira (12) e se estenderá até o dia 16 de maio em todo o estado do Maranhão. A ação, promovida pelo Poder Judiciário do Maranhão, por meio da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (Cogex), conta com a colaboração de diversas instituições municipais, estaduais e federais.

O principal objetivo do projeto é combater o sub-registro civil de nascimento e assegurar o acesso à documentação básica para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo, assim, cidadania e inclusão.

As atividades ocorrerão em São Luís e em outros municípios do interior, oferecendo atendimentos gratuitos a grupos como a população indígena, pessoas em situação de rua, reeducandos do sistema prisional e egressos do cárcere.

Diversas instituições, como o Viva/Procon, estarão disponíveis para oferecer serviços como:

  • Emissão da 2ª via do CPF;
  • Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital);
  • Atendimento pelo Balcão do Cidadão (serviços online);
  • Cartão do SUS;
  • Emissão da Ciptea – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Os atendimentos estão programados da seguinte forma:

13 e 14 de maio (terça e quarta-feira), das 8h às 17h: atendimento ao público em geral no Instituto Federal do Maranhão (Ifma) – Campus Maracanã, em São Luís. Além da documentação, serviços de saúde e assistência social também estarão disponíveis.

15 de maio (quinta-feira), das 8h às 13h: os serviços serão oferecidos no Complexo Penitenciário de São Luís, com foco nos reeducandos do sistema prisional.

16 de maio (sexta-feira), das 8h às 13h: a população em situação de rua será atendida na Igreja Tabernáculo Batista, localizada no bairro Cohab, na capital.

Sobre a Semana Nacional do Registro Civil, instituída pelo provimento n.º 140/2023 da Corregedoria Nacional de Justiça, a iniciativa foi criada para enfrentar o cenário alarmante de mais de 2,7 milhões de brasileiros sem certidão de nascimento, conforme dados do IBGE. Em sua terceira edição, o projeto já contabiliza mais de 400 mil atendimentos em todo o país, reafirmando seu compromisso com a cidadania plena.

A abertura oficial da Semana Nacional do Registro Civil está agendada para o dia 12 de maio, às 8h30, no auditório Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), com a presença de autoridades do Judiciário e representantes das instituições parceiras.