João Pessoa 28.13 nublado Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 29.12 céu limpo Maceió 26.69 nuvens dispersas Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 30.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 37.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 algumas nuvens
Seminário regional promove troca de experiências entre cidades do Nordeste
12 de maio de 2025 / 10:03
Foto: Divulgação

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), deu início ao ‘Seminário Regional Educar pra Valer 2025’, realizado no Hotel Hardman nesta quinta-feira.

A secretária executiva, Luciana Dias, recepcionou os participantes, que vieram da capital e de diversas cidades paraibanas, como Cabeceiras, Cabedelo, Conde, Guarabira, Mamanguape e Queimadas, além de representantes de Igarassu, Paulista, Serra Talhada e Olinda, no estado de Pernambuco.

O seminário, com o tema ‘Construindo caminhos para a alfabetização e o sucesso escolar’, visa reforçar o papel das redes públicas na alfabetização, enfatizando a aprendizagem dos alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental I. A intenção é promover o engajamento com o Sistema de Avaliação da Educação Básica 2025 (Saeb) e fomentar a colaboração entre municípios e estados.

“O Educar pra Valer é isso, essa troca, interatividade, nos apontando os melhores caminhos, trazendo experiências de várias cidades e nos guiando”, declarou a secretária executiva da Educação. Esse encontro almeja proporcionar um espaço de diálogo e troca de ideias entre as cidades participantes.

A agenda do seminário inclui exposições dialogadas, oficinas práticas e rodas de conversa, além de análises de dados educacionais e momentos de interação entre profissionais da educação.

O diretor do programa, Júlio Cavalcante, falou sobre os progressos em João Pessoa em relação à alfabetização e ressaltou a importância da equipe envolvida no processo educacional. Segundo ele, os avanços nos indicadores de aprendizagem refletem o comprometimento da Secretaria de Educação, liderada pela professora América Castro, e do prefeito Cícero Lucena.

A diretora de Ensino da Sedec, professora doutora Clévia Carvalho, também destacou a relevância de compartilhar experiências entre os municípios, que ajudam a otimizar a educação e garantir a alfabetização na idade certa.

O evento comemorou ainda os sete anos da Associação Bem Comum, encerrando cada encontro com um bolo alusivo à data, simbolizando os progressos na educação da região.