
Estudantes do SENAI Maranhão apresentarão projetos inovadores com o uso de inteligência artificial (IA) durante a Expo Indústria Maranhão, que ocorrerá de 2 a 5 de outubro em São Luís, no Multicenter Negócios e Eventos, localizado em Cohafuma. As iniciativas abrangem diversas áreas da indústria, incluindo Tecnologia da Informação.
O diretor regional do SENAI Maranhão, Raimundo Arruda, destaca que esses projetos têm como objetivo transformar a educação e a capacitação dos alunos, preparando-os para revolucionar a indústria local. “Buscamos proporcionar um aprendizado que capacite nossos alunos a transformar a indústria no Maranhão. Este é o modelo de formação que projetamos em nossos cursos e aulas”, afirmou Arruda.
Entre os projetos em destaque, está o Missão EPI com IA, um jogo digital que ensina sobre o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na indústria. Coordenado pelos professores Jorge Heleno Baldez Jr. e Ytalo Andrade Souza, o projeto combina conteúdo de segurança do trabalho com a experiência dos alunos do curso de Desenvolvimento de Software. “Esta atividade é uma solução para problemas reais da indústria. Com a IA aplicada, qualquer treinamento pode ser realizado”, comentou Ytalo Andrade Souza.
O aluno Kalil Felipe da Silva Menescal participou ativamente do projeto, focando na criação dos elementos do jogo. “Incorporamos elementos de jogos digitais para garantir que nossa proposta fosse bem aceita e atingisse o objetivo de instruir os trabalhadores da indústria”, disse Menescal. O professor Jorge Baldez Jr. expressou entusiasmo pela dedicação da turma: “Os alunos tiveram que buscar conteúdos avançados para concluir o projeto. Vamos aprimorar este produto e apresentá-lo a empresas”, comemorou.
O instrutor Ytalo Andrade enfatiza a importância da aplicabilidade dos projetos, afirmando que o SENAI busca sempre conectar a formação acadêmica com o mercado de trabalho. “A formação do SENAI é referência em empregabilidade. O aluno já sai pronto para trabalhar”, afirmou.
Outros Projetos em Destaque
Outro projeto que será apresentado na Expo Indústria Maranhão é o Tutores Virtuais, um sistema de ensino com IA desenvolvido pelo instrutor Marcelo Paiva Cavalcanti. Este projeto utiliza ferramentas de IA e linguagens de programação para criar um ambiente virtual de aprendizagem, onde os alunos poderão interagir com uma tutora virtual treinada com os conteúdos programáticos.
Além disso, o projeto Indústria 4.0 – Da conectividade à ação da IA foi criado por instrutores de tecnologia de redes e automação do curso técnico de Internet das Coisas (IoT). Liderado por Tomázio Machado de Oliveira e Bruno Costa, o projeto visa desenvolver um sistema que monitore o funcionamento de maquinários industriais. “Com a IA, podemos avaliar a condição de funcionamento e acionar a manutenção imediata em caso de falhas”, explicou Bruno Costa.
O SENAI Maranhão terá um estande no Pavilhão de Expositores da feira, onde apresentará uma Planta Smart 4.0 e outros projetos que exploram IA e tecnologias digitais. A programação inclui palestras sobre IA e empreendedorismo na panificação, além de oficinas práticas diárias de panificação. Os visitantes também poderão conhecer o Programa Brasil + Produtivo e o Hub SENAI de Inovação, que apresentará demonstrações de equipamentos como impressoras 3D.
Sobre a Expo Indústria Maranhão 2025
A Expo Indústria Maranhão 2025 será realizada de 2 a 5 de outubro, sob a organização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a colaboração do Governo do Estado e do Sebrae.
O evento conta com patrocinadores que apoiam o desenvolvimento do Maranhão, incluindo o Grupo Equatorial, Alumar, Prefeitura de São Luís, entre outros. A programação também inclui shows de artistas como Mauricio Manieri, Tiago Iorc e Biquini, além de palestras magnas com Samy Dana, Ricardo Wagner e Dr. Juan Pablo Boeira. Para mais informações e inscrições gratuitas, acesse o site oficial da feira.