
Cerca de 60 mil pessoas em Sergipe estão registradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), uma plataforma que visa centralizar e facilitar o acesso a doadores. A informação foi divulgada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe, que está empenhado em aumentar o número de voluntários dispostos a ajudar.
Para se tornar um doador, é necessário atender a alguns critérios: ter entre 18 e 35 anos, estar em boas condições de saúde, não ter histórico de câncer e fornecer uma pequena amostra de sangue, aproximadamente 5 ml, para a realização de exames de histocompatibilidade genética (HLA).
O processo de cadastro para doadores de medula óssea ocorre no Hemose, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Para se inscrever, o interessado deve apresentar um documento oficial com foto. Após o preenchimento do formulário de registro, o voluntário assina um termo de consentimento que autoriza a inclusão de seus dados pessoais no Redome.
Além disso, o Hemose está ampliando seu horário de funcionamento durante os fins de semana, oferecendo mais oportunidades para aqueles que desejam se tornar doadores e contribuir com a causa.