
Sergipe recebeu o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), conforme anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quarta-feira (3). O Ministério da Saúde enviou um total de 7.680 doses que serão distribuídas para os municípios sergipanos, com o objetivo de imunizar gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Esta vacina tem como finalidade proteger tanto as gestantes quanto os recém-nascidos contra uma das infecções respiratórias mais graves do período neonatal.
De acordo com Ilani Paulina, gerente de Imunização da SES, as doses recebidas nesta primeira remessa correspondem a cerca de 26% do público-alvo da campanha. A distribuição será organizada pela secretaria estadual para que todos os municípios possam retirar a quantidade destinada conforme uma pauta específica de entrega.
O grupo prioritário para receber a vacina contra o vírus sincicial respiratório são as gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade, e é recomendada a aplicação de uma dose única a cada nova gravidez. O vírus sincicial respiratório é responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite, assim como 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
A vacina proporciona proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo significativamente as hospitalizações. Estudos clínicos comprovaram sua eficácia, qualificando a imunização como uma importante estratégia para prevenir quadros graves causados por infecções respiratórias nesse público.
Segundo Ilani, ao imunizar as gestantes, ocorre uma proteção do bebê já na fase intrauterina, pois os anticorpos são transmitidos via placentária. “A mãe realiza a soroconversão, passando os anticorpos para o bebê, o que evita que ele adoeca pelo vírus sincicial respiratório, agente causador da bronquiolite e grande motivo de internações infantis. Portanto, a vacina é uma importante aliada para prevenir hospitalizações dessas crianças”, completou.