João Pessoa 23.13 chuva moderada Recife 25.02 nublado Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 26.98 nuvens dispersas Fortaleza 24.07 nublado São Luís 24.11 trovoadas Teresina 23.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Sergipe registra aumento de 60% no número de doadores de órgãos, mas realização de transplante ainda é baixa
11 de dezembro de 2024 / 18:01
Foto: F5 News

Sergipe registrou um aumento de 60% por cento no número de doadores de órgãos, mas o número de transplantes ainda é baixo, de acordo com Central de Transplantes de Sergipe.

O coordenador da central, Benito Fernandez informou que o estado realiza cirurgias de rim, com doador vivo, e de córnea no Hospital Universitário. De rim, por exemplo, foram realizados apenas três transplantes este ano. Segundo ele, a expectativa é que em 2025, os números sejam mais positivos.

“Nossa expectativa é que o Hospital Cirurgia inicie os transplantes renais de fígado com doador falecido. A gente está estudando o aumento de 30% a 40% em relação ao número deste ano. Um trabalho mais efetivo para que a gente consiga mobilizar todo o segmento da sociedade e assim a gente consiga ofertar mais órgãos para aqueles pacientes que aguardam por outros transplantes”, disse Benito.

Em nota, o Hospital de Cirurgia informou que está discutindo com a Secretaria de estado da Saúde (SES) a formalização contratação do serviço de transplantes de rim e fígado. A expectativa é de que os procedimentos sejam iniciados na unidade no primeiro semestre do próximo ano.

Ainda de acordo com o Cirurgia, desde que a unidade recebeu a habilitação do Ministério da Saúde para realizar transplantes desses órgãos, vem se estruturando para atender a nova demanda. As ações incluem capacitação da equipe profissional, aquisição de novos equipamentos e a ampliação do centro cirúrgico geral, que passou a contar com quatro salas adicionais, além da expansão dos leitos de internação.