João Pessoa 29.13 nublado Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 30.12 céu limpo Maceió 27.69 nuvens dispersas Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 30.07 céu limpo São Luís 33.11 nuvens dispersas Teresina 37.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Servidores da saúde de Natal iniciam greve por tempo indeterminado
17 de junho de 2025 / 17:44
Foto: Divulgação

Os servidores da saúde de Natal iniciaram, nesta terça-feira (17), uma greve por tempo indeterminado, em resposta à proposta de reajuste salarial apresentada pela prefeitura, que foi rejeitada pela categoria. Os manifestantes realizaram uma caminhada e se concentraram em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura, localizada na Cidade Alta.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (SindSaúde), a proposta da prefeitura, que previa um reajuste de 5,47%, foi considerada insuficiente, pois apenas refletia a inflação do último período, sem levar em conta as perdas salariais acumuladas ao longo dos anos. A categoria reivindica uma recomposição salarial de 24%, além de outras demandas, como:

  • Implementação da data-base retroativa a março;
  • Recomposição das gratificações previstas na Lei Complementar 120;
  • Fim dos cortes dessas gratificações durante períodos de licença dos servidores.

O SindSaúde também destacou que a proposta da prefeitura incluía um prazo de até 60 dias para regularizar a mesa de negociação, o que não foi aceito pelos servidores, que exigem uma negociação imediata. Em nota, o sindicato enfatizou que a greve é uma resposta ao descaso com os direitos da categoria, que enfrenta 11 anos de perdas salariais e condições de trabalho precárias.

O sindicato informou que optou inicialmente por paralisações para pressionar a gestão, mas a urgência das reivindicações levou à adoção de medidas mais drásticas. A Secretaria de Saúde de Natal foi contatada para comentar a situação, mas não havia se manifestado até a última atualização da reportagem.