A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) ampliou os serviços do Hospital da Polícia Militar (HPM), oferecendo, gratuitamente, procedimentos de planejamento familiar para as mulheres piauienses. Além da laqueadura, agora são disponibilizados métodos contraceptivos modernos e eficazes, como o dispositivo intrauterino (DIU) e o Implanon.
O DIU é um método anticoncepcional de longa duração (Larc), considerado um dos mais eficazes com taxa de sucesso superior a 99% e que consiste em uma pequena peça de plástico em forma de T inserida no útero. Já o Implanon consiste em um pequeno dispositivo inserido sob a pele do braço, que libera lentamente um hormônio que impede a ovulação e evita a gravidez.
Segundo Miguel Teixeira, diretor clínico do HPM, a ampliação do serviço foi realizada em outubro de 2024. “Antes era ofertado apenas o serviço de laqueadura. Agora, além da opção cirúrgica, as piauienses agora têm essa opção hormonal e a vantagem desse método é que eles são mais reversíveis e isso dá mais opções para as mulheres escolherem como fazer esse planejamento familiar”, explicou.
Para ter acesso aos serviços, as pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar encaminhamento para o ambulatório de Planejamento Familiar do HPM, através do sistema Regula Piauí. Se o encaminhamento não for pelo sistema, basta ligar para a Central de Marcação de Consultas e Exames pelo número (86) 2222-7150 para agendar o procedimento.
“O DIU e o Implanon são métodos contraceptivos de longo prazo. Quando as pacientes chegam aqui elas são triadas, existindo, inclusive, a possibilidade de no dia da consulta já fazerem a implantação de um desses dois dispositivos”, acrescentou o diretor do HPM.