João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Sesapi e municípios alinham estratégias de vacinação para crianças e adolescentes
3 de fevereiro de 2026 / 16:12
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação Estadual de Imunização, realizou uma reunião virtual na segunda-feira (2) com gestores e técnicos municipais para discutir o planejamento das campanhas de vacinação previstas para 2026. O foco principal do encontro foi a vacinação contra a Covid-19 Pediátrica e a dengue, além da apresentação do Novo Painel Estadual de monitoramento do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, da Rede Nacional de Dados em Saúde (SISAB/RNDS).

O objetivo da reunião foi promover o alinhamento técnico entre o Estado e os municípios, considerando o atual cenário epidemiológico e o planejamento das ações de imunização para os próximos meses. Entre os temas abordados, destacaram-se a atualização do calendário de imunização 2026, a intensificação das ações de multivacinação e a vacinação em ambiente escolar.

Segundo o planejamento, a vacinação nas escolas tem como meta alcançar crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda não foram imunizados, com ações previstas para os meses de março, abril e maio. Paralelamente, a estratégia de multivacinação buscará intensificar a vacinação de rotina e completar os esquemas vacinais desse público.

Outra prioridade é a campanha de vacinação contra a Influenza, que visa reduzir a morbimortalidade e o impacto sazonal da doença, com foco nos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A campanha no Piauí está programada para os meses de março, abril e maio.

Também foi detalhada a estratégia nacional de vacinação contra a dengue, com início da imunização ainda em fevereiro, contemplando adolescentes de 10 a 14 anos com a vacina Qdenga, do laboratório Takeda. Já a vacinação contra a Covid-19 Pediátrica será destinada a crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, mediante solicitação pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), mantendo como público-alvo principal os adolescentes de 10 a 14 anos.

Além disso, a Coordenação Estadual de Imunização apresentou o uso do nirsevimabe, um anticorpo monoclonal para prevenir infecções respiratórias graves como bronquiolite, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) conforme a Portaria SECTICS/MS nº 15, de 28 de fevereiro de 2025. Este imunizante será direcionado a bebês prematuros com menos de 37 semanas e crianças até dois anos com comorbidades específicas, seguindo o esquema de uso conforme a sazonalidade do vírus sincicial respiratório (VSR) e o peso da criança.

Para a coordenadora estadual de Imunização, Bárbara Pinheiro, o encontro reforça a importância da integração entre Estado e municípios para garantir a eficácia das estratégias de vacinação. Ela ressaltou que o objetivo é fortalecer a imunização, ampliar a cobertura vacinal e proteger especialmente crianças e adolescentes, prioridades para 2026.

Por fim, a Sesapi destacou que o planejamento antecipado e o novo painel estadual do SISAB/RNDS são fundamentais para qualificar a gestão da imunização, proporcionando mais segurança e eficiência às ações em todo o Piauí.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.