No total, sete municípios do Piauí vai ganhar quartel do Corpo de Bombeiros Militar. A informação foi confirmada pelo governador Rafael Fonteles, durante visita à obra do quartel da corporação em Esperantina.
Segundo o governador, as cidades contempladas serão Esperantina, que deve ser inaugurada em fevereiro de 2025 e, ainda, os municípios de Campo Maior, Valença, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente e Paulistana.
“Estamos interiorizando cada vez mais a presença do Corpo de Bombeiros. Fizemos o maior concurso e a maior nomeação da história e agora a parte de infraestrutura chegando à Esperantina. Vamos inaugurar aqui dentro de 60 dias. Serão 25 homens e mulheres que irão trabalhar aqui. Em breve vamos dar a ordem de serviço para a unidade de Campo Maior, Valença também e, no sul do estado, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente. Depois em Paulistana, completando todas as regiões com a presença do Corpo de Bombeiros, que é fundamental para nossa segurança e proteção social. Compromisso na segurança pública como um todo para os 12 territórios do estado”, destacou o governador.
Ainda de acordo com Rafael, a presença da corporação em várias cidades reforça a segurança pública nas ações de combate a incêndios e prevenção de acidentes.
“O papel do Corpo de Bombeiros é essencial para a segurança pública. Eles exercem uma função específica, muito importante. Ainda mais numa região repleta de áreas de lazer com rios, lagoas e cachoeiras. Mas também a parte dos incêndios, que só o Corpo de Bombeiros é capaz de atuar”, ressaltou.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, acompanhou o governador na visita às obras e confirmou a aquisição de equipamentos para o prédio.
“Estamos nos acabamentos da obra em Esperantina, aguardando o recebimento dos equipamentos agora em janeiro para ter caminhão, lancha, jet-ski, ambulância e uma pick-up equipada com kit de combate a incêndio para garantir segurança para essa região dos Cocais”, afirmou o secretário.
Já o vice-governador Themístocles Filho explicou a importância da implantação do Corpo de Bombeiros para toda a região do entorno da cidade.
“O governador autorizou a construção dessa sede e aqui em Esperantina passa o rio Longá, tem a Cachoeira do Urubu, e essa sede vai servir não apenas para a cidade. Aqui próximo tem a bela Lagoa do Cajueiro, que fica em Joaquim Pires, e em Luzilândia e Matias Olímpio tem o rio Parnaíba. Então, essa sede serve para toda essa região”, disse.