João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Setor de serviços da Paraíba registra segunda maior taxa de crescimento do país
14 de janeiro de 2026 / 13:17
Foto: Divulgação

O setor de serviços na Paraíba alcançou a segunda maior taxa de crescimento do Brasil no acumulado dos primeiros onze meses de 2025, com uma expansão de 9% em novembro, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada no dia 13 de fevereiro.

Quando se analisa a comparação entre os meses de novembro e outubro, a Paraíba registrou uma alta significativa de 2,9%, a maior entre todas as 27 unidades federativas do país. Por outro lado, o Brasil apresentou uma oscilação negativa de 0,1%, enquanto 17 estados também tiveram retração nesse indicador na mesma base de comparação.

O crescimento acumulado de janeiro a novembro de 2025 na Paraíba foi de 5,8%, superando o desempenho nacional de 2,5%. Com esse resultado, o estado garantiu a segunda colocação no ranking nacional, atrás apenas do Distrito Federal, que registrou crescimento de 7,6% no período.

Entre os setores que impulsionaram essa alta na Paraíba, destacam-se as atividades ligadas ao turismo, como transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê e reservas relacionadas a hospedagens, que apresentaram o maior crescimento em novembro em relação ao mesmo mês de 2024.

No acumulado do ano até novembro, 53,6% dos 166 tipos de serviços pesquisados tiveram crescimento, com destaque especial para o segmento de informação e comunicação. Este segmento foi impulsionado pelo aumento das receitas em empresas que atuam em portais e provedores de conteúdo na internet, desenvolvimento e licenciamento de softwares, consultorias em tecnologia da informação, serviços de hospedagem e suporte técnico, entre outros.

Em termos de geração de empregos, o setor de serviços na Paraíba contabilizou um saldo positivo de mais de 24 mil postos de trabalho nos primeiros onze meses de 2025, representando 73% dos empregos totais do estado, que até então tinham pouco mais de 33 mil vagas.

Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor de serviços paraibano, que constitui quase 70% da economia local, registrou crescimento de 5,5% segundo a última projeção do Banco do Brasil. Essa taxa de crescimento é mais que o dobro da média nacional e regional Nordeste, ambas com 2,2% em 2025.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.