João Pessoa 26.13 céu limpo Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 27.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nublado São Luís 25.11 céu limpo Teresina 23.84 nublado Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Setor de serviços da Paraíba tem crescimento de 6,8% em setembro, diz IBGE
13 de novembro de 2024 / 20:58
Foto: Divulgação

O setor de serviços na Paraíba teve um crescimento de 6,8% no volume em setembro, em relação ao mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (13). O índice do setor paraibano ficou acima da média do País, que alcançou crescimento de 4%.

O setor de serviços cresceu pelo quarto mês seguido na Paraíba, e, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, o índice paraibano registra alta de 3,9% contra 2,9% da média do País. Segundo o IBGE, o setor de serviços é o principal indutor do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Ainda de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, os segmentos que mais se destacaram em setembro deste ano se comparado com o mês de setembro do ano passado foram as atividades turísticas, impulsionado pelo aumento na receita de restaurantes; agências de viagens; transporte aéreo de passageiros; e serviços de reservas relacionados a hospedagens, além do segmento de transporte de passageiros.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) cria indicadores para acompanhar o desempenho do setor de serviços no país e em cada Estado. Ela analisa a receita das empresas com pelo menos 20 funcionários, focando nas que oferecem serviços que não são financeiros e excluindo as áreas de saúde e educação. Juntamente com a administração pública, os setores de serviços e comércio são os que mais contribuem para o PIB do Brasil e dos Estados.