
O setor de serviços na Paraíba obteve a segunda maior taxa de crescimento no Brasil em 2025, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Durante o período de janeiro a dezembro do ano passado, o segmento cresceu 5,7%, ficando atrás apenas do Distrito Federal, que registrou crescimento de 7%. No comparativo com dezembro de 2024, o crescimento paraibano foi de 4,3%, superando a média nacional de 3,4%.
Ao longo dos 12 meses de 2025, o setor apresentou crescimento em dez meses, com destaque para novembro (9,2%), abril (8,8%), fevereiro (8,7%) e março (7,5%). O setor de serviços abrange diversas atividades, como transporte, turismo, restaurantes, salões de beleza e tecnologia da informação. Entre os serviços que se destacaram estão portais e provedores de conteúdo na internet, transporte aéreo de passageiros, transporte rodoviário de cargas, publicidade, além do desenvolvimento e licenciamento de programas de computador.
De acordo com o IBGE, entre os 166 serviços pesquisados, 53,6% apresentaram alta em 2025. O secretário de Estado da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, ressaltou que o crescimento do setor ocorre pelo quarto ano consecutivo, ressaltando a geração de quase 24 mil empregos com saldo positivo no setor de serviços, dentro de um total de 31 mil postos no estado. Além disso, o setor tem registrado crescimento por cinco anos seguidos.
Os dados foram obtidos por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realizada pelo IBGE, que acompanha o desempenho das atividades do setor em todo o país. O crescimento consistente do setor de serviços na Paraíba indica fortalecimento da economia local e a importância das atividades que compõem esse segmento para a geração de empregos e renda no estado.