A partir de quarta-feira, 22 de novembro, a rampa de descida da Ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina a Juazeiro, estará interditada diariamente por duas horas. A decisão foi tomada em uma reunião entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a empresa responsável pela travessia urbana e a prefeitura de Juazeiro.
As simulações na rampa têm como objetivo organizar e orientar os motoristas. As interdições ocorrerão nos seguintes horários:
- Quarta-feira (22): das 15h às 17h;
- Quinta-feira (23): das 9h às 11h;
- Sexta-feira (24): das 7h às 9h;
- Sábado (25): interdição total do trecho.
De acordo com o DNIT, a intenção é avaliar os impactos da interdição e minimizar os transtornos para motoristas e pedestres. Durante as interdições parciais, os condutores que seguem na direção de Petrolina para o Bairro Santo Antônio, em Juazeiro, devem utilizar as rampas de acesso ao supermercado G Barbosa e à AABB.
O trecho contará com sinalização adequada e a presença de agentes de trânsito, que estarão disponíveis para orientar os motoristas e monitorar os efeitos das intervenções.
Uma Ponte com História
A Ponte Presidente Dutra, inaugurada em 16 de junho de 1954, se tornou um símbolo de integração entre Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, além de ser um dos principais atrativos turísticos do Vale do São Francisco. Diariamente, cerca de 40 mil veículos atravessam os 801 metros da ponte, que se estende sobre o rio São Francisco e integra a BR 407.
Com um aumento constante no fluxo de veículos, a ponte passou por ampliações, com a duplicação do lado de Petrolina concluída em 2011. As obras na extensão do lado de Juazeiro tiveram início em 2023, e o DNIT informou que a conclusão está prevista para 2025.