João Pessoa 24.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 25.11 céu limpo Teresina 22.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Sinduscon RN apostará em ações para fortalecer o mercado e a entidade
29 de dezembro de 2024 / 22:02
Foto: Divulgação

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN) encara 2025 como um ano de expansão. Além da busca para aumentar o número de associados e dar maior visibilidade às próprias atividades, a entidade quer estar ainda mais perto da resolução dos problemas de mercado. Em 2024, o Sinduscon participou ativamente das audiências públicas referentes às Áreas Especiais de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITPs).

“Além das contribuições do Plano Diretor, tivemos em 2024 outras relevantes novidades para o mercado que foram o Novo Código de Obras e, recentemente, a lei sancionada das AEITPs”, afirma Herika Arcoverde, diretora executiva do Sinduscon-RN.

Segundo ela, o Sinduscon entende a aprovação da lei das AEITPs na Assembleia Legislativa “como uma vitória porque irá fortalecer a construção civil e o mercado imobiliário de Natal de forma extremamente consciente, com respaldo, preservação ambiental e desenvolvimento”. Ela adianta que a entidade encerra 2024 com ampliação de uma série de iniciativas e um planejamento ativo com novas ações para 2025.

Do ponto de vista sindical, Herika Arcoverde explica que o objetivo da atual gestão é retomar protagonismo e atingir novamente a casa dos 100 associados. Segundo ela, neste ano o Sindicato já apresentou crescimento de 45% no número de associados. “Começamos 2024 com 36 associados e vamos fechar com 52. Isso é muito significativo”, celebra Arcoverde.

Para o próximo ano, segundo a diretora executiva, uma consultoria foi contratada em parceria com o Sebrae para fornecer trimestralmente estudos de mercado, os quais serão divulgados para a imprensa por meio de coletivas. Ainda em parceria com o Sebrae, será lançado o ecossistema local da inovação da construção civil, onde as entidades e agentes ligados ao setor serão convocados para tentar minimizar os gargalos do mercado.

“Queremos reunir diversas cabeças pensantes para fazer as tratativas desses gargalos, de forma que a gente tenha um ambiente para evoluir e melhorar. E aí, nós falamos de agentes como a Semurb, o CREA, a Cosern, a Caern, instituições de fomento a crédito, bem como universidades para pensar novas tecnologias. E temos a comemoração dos 80 anos do Sinduscom, o sindicato mais antigo ligado à Fiern. Iremos também retomar uma cooperativa que já foi muito atuante no mercado da construção, que é a Coopercon” , comenta Herika Arcoverde.

Segundo a diretora executiva do Sinduscon, o objetivo com a Coopercon é a aquisição de materiais e insumos através de compras coletivas para redução de custos, com o objetivo de tornar o mercado mais competitivo e atrativo, com impacto nas vendas e no valor do metro quadrado das unidades. As iniciativas, de acordo com Arcoverde, servirão para aprimorar ainda mais as ações de 2024 e fortalecer a atuação do Sindicato.

“Este 2024 foi extremamente proveitoso”, cita a diretora executiva ao mencionar o desempenho nas redes sociais e a visibilidade junto à imprensa. “Tivemos 341 inserções na imprensa. De fato, somos um sindicato patronal com maior representatividade e voz no Rio Grande do Norte”, diz. Arcoverde destaca, ainda, a participação do Sinduscon na composição do Comitê Gestor de PPPs e Concessões do Governo do Estado, com cadeira fixa. “Isso é muito bom porque a gente contribui para o processo decisivo e para a forma de apresentação dos ativos que serão colocados à disposição do mercado”, aponta.

Ela ressalta que a participação no Comitê proporciona aos associados do Sinduscon o conhecimento sobre como o Governo se movimenta em relação aos processos de PPPs, o que estimula o mercado. “A construção civil passa a estar perto desse tema para poder participar de licitações e se conectar com um assunto tão relevante para o nosso Estado”, fala Herika Arcoverde.

Ainda em 2024, o Sinduscon participou, também junto ao Governo do Estado, da elaboração do projeto RN +Moradia, cuja expectativa é conceder subsídio de R$ 20 mil para a população de baixa renda que, somado a benefícios federais, permite maior acesso a crédito para adquirir um imóvel do projeto Minha Casa Minha Vida.

Herika Arcoverde destaca também a participação do Sinduscon em fóruns importantes, na revisão da Lei Complementar 272 (Política Ambiental do Estado) e ressalta a agenda propositiva do Sindicato junto aos candidatos a prefeito de Natal durante as Eleições Municipais de 2024. “Entregamos aos candidatos uma carta aberta com diversos pontos que entendemos que seriam muito interessantes para Natal”, pontua.

Arcoverde afirma que o Sinduscon-RN promoveu o maior encontro do Estado sobre habitação, em parceria com o Sinduscon Oeste e participação da Câmara Brasileira da Indústria da Constituição Civil (CBIC). “O Sinduscon-RN, sob a presidência de Sérgio Azevedo, trouxe pessoas de peso do Governo Federal para participar do encontro, além da vice-presidência da Caixa Econômica”, disse ela.